Governo abre concurso de 650 mil euros para modernizar Porto de Setúbal

0
170
visualizações

O Ministério do Mar anunciou na quinta-feira passada a abertura do concurso para a modernização dos centros de controlo de tráfego marítimo dos portos de Lisboa e de Setúbal, num valor total de 1,6 milhões de euros. O procedimento será lançado ainda no decorrer deste mês e tem previsto 650 mil euros como valor de referência para infra-estrutura portuária setubalense.
Em comunicado, a tutela informa que o concurso público em causa, da responsabilidade da Administração do Porto de Lisboa e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, será lançado “ainda em Janeiro”, tendo como valores de referência 950 mil euros para Porto de Lisboa e 650 mil euros para o de Setúbal.
Em causa está a “actualização da infra-estrutura informática a nível de ‘hardware’ e ‘software’ dedicados dos Centros de Controlo de Tráfego Marítimo”, numa aposta que “visa aumentar a eficiência e segurança da navegação marítima nas manobras e tráfego nos portos e assegurar a disponibilidade operacional necessária para a prestação do serviço de controlo marítimo”, explica o Ministério do Mar.
A intervenção incide sobre o VTS (vessel traffic system), um sistema de monitorização do tráfego marítimo que permite fazer o acompanhamento dos navios em todo o seu trajecto na área de jurisdição portuária, disponibilizando informação e funcionando como interface em situações de emergência.

- Pub -

Queremos saber a sua opinião.