Projecto “Dar ASAS” junta duas gerações diferentes no CRIBB

Local B Sociedade B

O Centro dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira (CRIBB) realizou a primeira sessão de actividades de um novo projecto intergeracional, denominado de “Dar ASAS”. Este projecto resulta de uma parceria entre a instituição e a Escola Básica nº 6 da Baixa da Banheira.

Em conjunto, os utentes do Centro de Dia e as crianças do Jardim de Infância participaram num ateliê de expressão musical dinamizado pelo Maestro Rui Silva, responsável por outros projectos musicais da instituição, juntamente com a equipa de Animação Sociocultural do CRIBB.

Através da partilha de canções, de jogos musicais e outras dinâmicas de grupo, a coordenadora de Animação Sociocultural do CRIBB e também coordenadora do projecto, a psicóloga Cátia Nunes, considerou que, como estas actividades, “é possível promover o estreitamento de laços entre todos os participantes”.

Está iniciativa “dá ASAS a relações positivas de afecto, capazes de contribuírem para o aumento da auto-estima dos envolvidos, garantido a continuidade da identidade colectiva e a aceitação do outro e do eu com integridade, empatia e respeito”, explicou a coordenadora do projecto.

Segundo o presidente da direcção, José Capelo, “o sucesso alcançado em iniciativas anteriores realizadas com a Escola Básica fez com que houvesse a vontade de desenvolver novos projectos, como este, trabalhados em conjunto pelas duas entidades na procura de parcerias de interesse e proporcionando momentos que se traduzem numa mais-valia, quer para os mais jovens quer para os menos jovens”.

Deixe uma resposta