PALMELA: Espaço de enoturismo inaugurado na Quinta do Monte Alegre

Local B Sociedade B

Visitantes poderão provar os vinhos e outros produtos tradicionais da região, entre a loja e uma agradável sala de convívio

A Quinta do Monte Alegre tem um novo espaço de enoturismo que foi inaugurado na última quarta-feira. Situado em Fernando Pó, no coração agrícola e vinhateiro do concelho de Palmela, o espaço inicia um novo ciclo no trabalho da família Xavier Santana, ligada ao ramo há quatro gerações.
Um brunch e uma visita guiada marcaram a inauguração que contou com a presença de representantes da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, da Associação de Viticultores do Concelho de Palmela e da Câmara Municipal de Palmela. Estiveram também produtores de outras adegas e amigos dos responsáveis pelo espaço. Foi possível verificar a inovação e a sofisticação, aliadas à história de uma empresa que quer continuar a ser familiar. A visita pela adega mostrou como a Quinta do Monte Alegre se foi adaptando à evolução do fabrico do vinho. Desde a recepção das uvas, ao estágio em barricas e às cubas de fermentação em inox.
Segundo o enólogo André Santana Pereira, as visitas poderão ser feitas de quinta-feira a domingo, em sistema de marcação, já que “pode haver complementos como produtos regionais e tem de haver alguma preparação”. Quanto à loja, está sempre aberta. André Santana Pereira anunciou o lançamento de um moscatel roxo, previsto para antes do Natal. Serão feitas apenas 500 garrafas, cujo moscatel deriva de uma produção limitada e de “um lote muito especial”. O Jovem André Santana Pereira considerou que o moscatel será “um exclusivo de venda de topo de gama”.
Dois dias depois da inauguração do espaço de enoturismo, cujo investimento rondou os cem mil euros, a Quinta do Monte Alegre anunciou, na rede social facebook, a conquista de uma distinção: ‘Notícias frescas e boas. Trouxemos para a Península uma das duas medalhas de ouro atribuídas à região, com o n/ QMA Tinto Reserva no 4º Concurso de Vinhos do Grupo Crédito Agrícola, destinado a produtores e cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do País, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal.
Parabéns à equipa técnica destes maravilhosos vinhos, em especial ao enólogo André Santana Pereira’.

Deixe uma resposta