Cabeleireiro dos youtubers portugueses trata do visual dos barreirenses em troca de bens alimentares

Local Sociedade

Roberto Amaral Marques, mais conhecido por Robertinho Marques ou por ser o cabeleireiro dos youtubers portugueses, vai estar no salão da Igreja de Santo António da Charneca, no concelho do Barreiro, no dia 3 de Dezembro, a partir das 10h30, para tratar do visual de todos aqueles que se dirigirem ao local, o “pagamento” são cinco quilos de alimentos.

Segundo a paróquia, os produtos alimentares vão depois ser distribuídos pelas famílias mais carenciadas de Santo António da Charneca e Palhais. Sendo que, para participar nesta causa, não é necessário fazer marcação de horas, uma vez que serão distribuídas senhas por ordem de chegada.

Robertinho Marques, considerado pela Organisation Mondiale Coiffure como o 8º melhor cabeleireiro do mundo em 2017, é brasileiro mas já vive em Portugal há cerca de dois anos.

Começou por trabalhar como cabeleireiro em 1991, mas em 2005 fez uma formação em “visagismo”, tornando-o conhecido tanto no seu país de origem como fora dele. Desde essa altura, até hoje, que utiliza essa técnica, considerando-a “uma grande descoberta” na sua vida.

Esta é uma técnica pouco usada em Portugal, que segundo o cabeleireiro “não se baseia na moda, mas na personalidade dos clientes”, uma vez o visagismo é a arte de criar uma imagem personalizada, que revela as qualidades de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e psicológicas, utilizando a maquilhagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

“O que eu faço é materializar o desejo do cliente na imagem que ele gostaria de expressar, mais do que fazer bonito é revelar o interior das pessoas”, explica Robertinho Marques.

“Por exemplo, as pessoas que usam a testa descoberta são pessoas que se gostam de expressar mais através do seu lado mais pensante. Já quem usa franja, pode ser visto de duas formas: existe a beleza positiva e a beleza negativa de usar franja. A beleza positiva é que a pessoa fica com um ar mais romântico, mais organizado, mais delicado, porém aparenta ser uma pessoa mais ingénua e com menos segurança”, exemplificou.

Com clientes de todas as idades e com diferentes objectivos, o cabeleireiro dos youtubers portugueses ganhou o Prémio de Visagista do Ano, em 2012, e Tesoura de Ouro, em 2016.

Proprietário de dois salões na cidade de Lisboa e com mais de 20 anos de experiência, Robertinho Marques vai agora oferecer aos cidadãos barreirenses um corte de cabelo de acordo com as suas personalidades, numa iniciativa que passa também por outros locais do país.

Deixe uma resposta