PEDRO PINA: Turismo em Setúbal cresceu bastante às costas do desporto

Local Últimas

É como o algodão. “Os números não enganam”, disse esta sexta-feira Pedro Pina, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, para vincar o incremento de turismo na cidade, em boa parte fruto da oferta desportiva registada nos últimos tempos.

“Setúbal tem crescido exponencialmente nos últimos anos enquanto destino turístico de excelência, um crescimento contínuo e sustentado que tem no desporto um pilar estratégico”, revelou ontem, 17, o autarca, durante a abertura do IV Seminário de Gestão do Desporto, que decorreu no Fórum Municipal Luísa Todi.

Para esse crescimento, salientou o vereador, muito contribuiu o título de Cidade Europeia do Desporto atribuído a Setúbal em 2016. “Uma marca indelével que proporcionou a oportunidade de realizar eventos desportivos de grande dimensão e que catapultou o território para uma plataforma territorial que está para lá da cidade e do País”, considerou.

Pedro Pina lembrou, por outro lado, outro dado importante, o pulsar forte do movimento associativo. “Setúbal orgulha-se de possuir uma das mais valiosas e variadas estruturas associativas a nível nacional, com mais de duas centenas de associações, entre as quais cerca de noventa dedicadas à vertente do desporto”, defendeu.

O autarca destacou depois o seminário realizado na sexta-feira como uma “ferramenta de trabalho para o futuro, que permite rever métodos e formas de conjugar dois pontos essenciais da aposta municipal de desenvolvimento para o concelho e trazer para a discussão um tema actual e aliciante, o deporto e o turismo”.

A abertura do evento contou também com a participação do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, que corroborou a visão do autarca, destacando igualmente a importância da iniciativa sobre desporto e turismo – “duas esferas de intervenção vibrantes e que se traduzem positivamente em grandes impactes na economia”, anuiu.

O seminário, durante a manhã, contou ainda com as participações de João Joanaz de Melo, professor da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Guedes de Carvalho, docente da Universidade da Beira Interior, Manuel Pavese de Araújo, perito da União Europeia, Fernando Pereira, professor da Universidade de Lisboa, e António José Correia, antigo presidente da Câmara Municipal de Peniche.

À tarde, os trabalhos prosseguiram com as participações do velejador setubalense João Cabeçadas, Hugo Sousa, da empresa HMS Sports Consulting, Samuel Lopes, da empresa Wind, Eduardo Carqueijeiro, chefe de divisão do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e José Fernando Gonçalves, assessor municipal para a área do Turismo na autarquia setubalense. A sessão de encerramento esteve a vargo do vereador Pedro Pina.

Deixe uma resposta