SESIMBRA | Fórum Mare Nostrum marca comemorações do Dia Nacional do Mar

Local Sociedade B

Iniciativa vai permitir debater várias temáticas relacionadas com o mar, desde financiamento à economia azul, turismo, aquacultura e até projectos dirigidos pedagógicos para as crianças

A Câmara Municipal de Sesimbra vai assinalar o Dia Nacional do Mar com um conjunto de iniciativas, das quais se destaca a realização do Fórum Mare Nostrum, no próximo dia 16, a ter lugar no Auditório Conde de Ferreira.

A iniciativa é promovida em parceria com a Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal e a Docapesca e visa comemorar uma data que se reveste de enorme simbolismo e importância para o município de Sesimbra.

Segundo a autarquia, vão ser debatidas “diversas temáticas relacionadas com o mar”, como “os financiamentos disponíveis à economia azul, passando pelo turismo, aquacultura e ensino, com referência a projectos pedagógicos que dão a conhecer o mar às crianças desde o ensino pré-escolar”. Entre os projectos pedagógicos dirigidos aos mais novos, a edilidade realça o Kit do Mar, no qual Sesimbra foi um concelho pioneiro.

Para falar de cada uma das matérias foram convidados vários especialistas e técnicos que desenvolvem a sua actividade nas respectivas vertentes. Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, e Isabel Conceição, presidente da ADREPES, participam na sessão de abertura do evento, que terá ainda como oradores Natália Henriques, directora executiva da ADREPES, Raquel Costa, da Direção-geral de Política do Mar, Alexandra Luís, da Câmara de Sesimbra, João Cotter e Orlando Rodrigues, da Aquaponics Iberia.

A parte da tarde será passada a bordo de um navio da Marinha Portuguesa, onde se procederá ao encerramento da iniciativa. O fórum é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Paralelamente, para comemorar o Dia Nacional do Mar, a autarquia tem ainda previstas a realização de visitas guiadas ao Museu Marítimo de Sesimbra, além da apresentação, no dia 18, da peça “Pelos que andam sobre as águas do mar”, no Cineteatro Municipal.

Programa Fórum

9h00 Recepção dos participantes e hastear das bandeiras, com momento musical

9h30 Sessão de Abertura

• Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra

• Isabel Conceição, presidente da ADREPES

10h00 Financiamento ao Investidor

• Natália Henriques, diretora executiva da ADREPES

O Plano Juncker na Mobilização de Investimentos que Beneficiam o Crescimento da Economia Azul na Europa

• Rodrigo Ataíde Dias, Policy Officer da European Commission Directorate-General for Maritime Affairs and Fisheries

O Turismo e o Mar

• Entidade a confirmar

11h00 Debate

11h30 Pausa de Sabores

11h45 Literacia do Oceano: No Mundo, em Portugal e em Sesimbra

• Raquel Costa, Direção-geral de Política do Mar

• Alexandra Luís, CM Sesimbra

Aquaponia: O Caminho Sustentável da Aquacultura

• João Cotter e Orlando Rodrigues, da Aquaponics Iberia

12h30 Debate no Auditório Conde de Ferreira, Sesimbra

13h30 Degustação de produtos do mar e regionais a bordo de navio da Marinha Portuguesa, por cortesia da Docapesca, seguida de visita ao navio (a confirmar)

16h00 Encerramento (a bordo do navio da Marinha)

Deixe uma resposta