Museu Sebastião da Gama alvo de obras de beneficiação

Local B Últimas C

Equipamento cultural azeitonense está a receber uma intervenção de requalificação. Objectivo é aumentar a atractividade e a funcionalidade do museu

 

A empreitada, orçada em mais de 120 mil euros, dá continuidade à estratégia municipal de reabilitação de equipamentos públicos culturais, desportivos e turísticos, dotando-os de condições de utilização mais condignas para o usufruto da população e para a dinamização dos mais variados eventos.

A operação no edifício que acolhe, desde 1999, o Museu Sebastião da Gama pretende tornar este equipamento mais funcional e com novas valências para os utilizadores, incluindo a melhoria das condições gerais de conforto térmico e acústico.

Os trabalhos, com conclusão prevista para a segunda quinzena de Novembro, envolvem a criação de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, através da eliminação de barreiras arquitectónicas e da instalação de uma plataforma elevatória, a par da adopção de soluções que visam o aproveitamento da luminosidade natural.

A requalificação de vários materiais interiores, como rodapés e portas em madeira, tratados e pintados, está englobada na empreitada, assim como, entre outros trabalhos, a beneficiação de pavimentos e a reformulação de instalações eléctricas, de telecomunicações e de segurança. No espaço interior é ainda instalado novo mobiliário e iluminação mais eficiente, concretamente projectores LED. Já no exterior, a empreitada tem consignada a pintura integral das fachadas do museu, equipamento que recebe um novo letring iluminado.

A beneficiação do Museu Sebastião da Gama surge no seguimento de operações idênticas já executadas noutros equipamentos municipais de cariz cultural, como a Biblioteca Pública, a Casa Bocage e o Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Deixe uma resposta