Maria Adelaide Rosado Pinto homenageada em espectáculo no Fórum Luísa Todi

Sociedade B Últimas C

Espectáculo evocativo de homenagem à musicóloga e poetisa setubalense realiza-se esta terça-feira, 31, pelas 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi

 

O evento, promovido pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, numa parceria com a Casa da Poesia de Setúbal e com o apoio da Câmara de Setúbal, divide-se em duas partes, com momentos musicais, dinamizados pelas instituições às quais a homenageada esteve ligada, poesia declamada pela actriz Célia David e testemunhos.

O espetáculo começa com a projecção de um vídeo sobre a vida e o percurso profissional de Maria Adelaide Rosado Pinto, a que se seguem actuações do Coral Infantil de Setúbal e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

A primeira parte do espectáculo termina com uma mesa-redonda, moderada por António Laertes, com testemunhos do coordenador de Educação Musical da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, José Godinho, do poeta José António Chocolate, do director do Conservatório Regional de Setúbal, Luís Fernandes e de Eduardo Rosado Pinto, sobrinho da homenageada.

Uma actuação do Conservatório Regional de Setúbal abre a segunda parte do espectáculo, que conta ainda com apontamentos do Rancho Folclórico Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia, da banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e do Coral Luísa Todi.

O espectáculo termina com a projecção do poema “Valeu a Pena”, de Maria Adelaide Rosado Pinto, declamado pela actriz Célia David, que também vai recitar outros poemas da musicóloga e poetisa setubalense.

Nascida em Setúbal, em 1913, Maria Adelaide Rosado Pinto tinha uma personalidade multifacetada, independente e inovadora, sendo considerada uma mulher à frente do seu tempo.

Musicóloga, formada no Conservatório de Música de Lisboa e bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou diversos cursos noutros países, que lhe permitiram aceder a novas perspectivas didácticas e pedagógicas, que se traduziram em métodos inovadores que aplicou nas instituições a que pertenceu e em projectos de Educação Musical nas escolas. Como poetisa, publicou o livro de poemas “Marés Vivas”.

Os bilhetes para o espectáculo de homenagem a Maria Adelaide Rosado Pinto, com o custo de quatro euros para a primeira plateia e três para a segunda, podem ser adquiridos directamente no Fórum Municipal Luísa Todi.

Deixe uma resposta