Associação NÓS celebra 35 anos com a exposição ‘Nós Fazemos Lugar’ no CDSS Setúbal [FOTOS]

Local B Sociedade B

A NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente tem patente até ao dia 31 de Outubro, no edifício-sede do Centro Distrital da Segurança Social (CDSS) de Setúbal, a exposição ‘Nós Fazemos Lugar’, uma mostra itinerante enquadrada no 35º aniversário da associação.

A inauguração da exposição realizou-se no passado dia 19 de Outubro, no âmbito da Semana do Instituto de Segurança Social, I.P. à qual o CDSS se tem “aliado activamente” para promover anualmente algumas iniciativas que garantam a participação de todos os seus trabalhadores.

Segundo Natividade Coelho, directora do CDSS Setúbal, a exposição ‘Nós Fazemos Lugar’ “enquadra-se oportunamente entre as actividades distintas dinamizadas no âmbito da ‘Semana do ISS’ que visam contribuir para a motivação e fomento do espírito de equipa”.

“Esta é uma semana em que nós conseguirmos perceber melhor aquilo que as instituições parceiras fazem para se mostrar à sociedade, vendo e vivenciando as suas experiências”, acrescentou Natividade Coelho, valorizando a “cooperação entre parceiros” ao recordar que Setúbal continua a ser “um dos distritos do país com menor cobertura ao nível de respostas na área da deficiência”.

A mostra ‘Nós Fazemos Lugar’ baseia-se num projecto criado pela NÓS no âmbito da celebração dos seus 35 anos, através do qual a associação “pretende ultrapassar os preconceitos em torno da inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de desvantagem social”.

Segundo Humberto Candeias, membro da direcção da NÓS, essa é a razão pela qual cada cadeira recriada e transformada “se associa à história de inclusão de uma pessoa apoiada pela NÓS, ilustrando o papel-chave dos parceiros envolvidos nessa missão de cidadania”.

A primeira exposição foi inaugurada no dia 4 de Junho, no Terminal Fluvial do Barreiro, numa cerimónia considerada pelos presentes como “um momento de valorização das parcerias e do trabalho feito em conjunto em prol da inclusão de todas as pessoas na vida em comunidade”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta