Investiduras em Alcochete arrancam hoje na Junta de S. Francisco

Local Últimas C

As tomadas de posse dos novos órgãos autárquicos do concelho de Alcochete arrancam hoje, a partir das 21h00, com a investidura dos eleitos para a Junta de Freguesia de S. Francisco, e prolongam-se até à próxima segunda-feira, quando serão empossados os autarcas da Câmara e Assembleia Municipal. Amanhã (pelas 21h00), será a vez da tomada de posse da Junta de Freguesia do Samouco e no dia seguinte, à mesma hora, realiza-se a cerimónia na Junta de Freguesia de Alcochete.

Na segunda-feira (também pelas 21h00), a Galeria Municipal localizada nos Paços do Concelho acolherá, então, a cerimónia de investidura dos órgãos Câmara e Assembleia Municipal.

Na Câmara Municipal vão ser empossados Fernando Pinto (presidente), Maria Fátima Soares e Pedro Lavrado (eleitos pelo PS), José Luís Alfélua e Estevão Boieiro (eleitos pela CDU), e Vasco Pinto e Pedro Louro (pela coligação CDS/PSD).

Com maioria relativa, os socialistas necessitam de um entendimento com, pelo menos, um vereador da oposição. Um entendimento que poderá estar muito perto de se efectivar, conforme apurou o DIÁRIO DA REGIÃO junto de fonte ligada ao PS. “Mais do que aquilo que nos separa ideologicamente é aquilo que nos une: Alcochete. E isso deverá permitir um entendimento, sempre com o intuito de beneficiar as populações”, revelou fonte socialista.

Um entendimento que poderá ainda passar pela Assembleia Municipal, órgão para o qual o PS conseguiu eleger oito deputados, tal como a CDU, sendo que a coligação CDS/PSD elegeu cinco. Além dos 21 eleitos directamente há ainda a juntar as inerências dos três presidentes de junta (dois pela CDU e um pelo PS). Apesar de o PS ter sido a força política mais votada para este órgão, a CDU acaba por deter mais um eleito, por conta das inerências. De resto, outro cenário de entendimento necessário para os socialistas é o da Junta de Freguesia de S. Francisco, ganha também por maioria relativa.

Para a CDU, a mesma questão coloca-se mas para a Junta de Freguesia de Alcochete. Samouco foi a única freguesia onde se verificou uma vitória, da CDU, por maioria absoluta.

Deixe uma resposta