Programa municipal envolve seniores no mundo do teatro

Local C Últimas B

Segunda edição dos Seniores em Cena, que fomenta a participação de idosos em actividades culturais, arrancou esta semana

 

Realizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa 2017, a iniciativa que juntou participantes e responsáveis das nove entidades envolvidas na segunda edição do programa, a par de técnicos municipais, foi o ponto de partida para o novo ciclo do programa municipal, dinamizado pelo Grupo EnvelheSeres e serviu de pretexto para uma tarde de convívio.

A apresentação e as expectativas para a segundo Seniores em Cena, programa que na edição inaugural contou com 127 participantes nos grupos cénicos, centraram as atenções do evento, que incluiu um aquecimento teatral conjunto e a execução da pintura de lonas alusivas à iniciativa sénior.

Do elenco deste ano voltam a estar utentes dos centros comunitários de São Sebastião, de Vanicelos e de Santa Maria, LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade e Aurpia – Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Azeitão.

Este ano, o programa, que inclui seis meses de preparação para a apresentação de quatro peças teatrais em Abril, no Fórum Municipal Luísa Todi, conta ainda com a participação da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, do Projecto Mãos Dadas, da Junta de Freguesia de São Sebastião e do Conforto dos Avós.

O encontro desta segunda-feira, com testemunhos e a partilha de experiências, serviu ainda para fazer um balanço da primeira edição do Seniores em Cena, no qual foram apresentados os trabalhos cénicos “Capas Negras”, “Pátio das Antigas”, “Peripécias do Dia a Dia”, “Alegria no Centro de Dia” e “Aldeia da Roupa Branca”.

O Seniores em Cena explora a arte colectiva, em particular o teatro, como método para o desenvolvimento da criatividade e o fomento da vitalidade física e mental da população idosa, bem como para combater o isolamento. Este programa municipal de actividades teatrais é dinamizado pelo EnvelheSeres, grupo impulsionado desde 2008, pela Câmara Municipal de Setúbal, com várias entidades parceiras, que define e dinamiza acções direccionadas à população sénior, tendo em vista o exercício da cidadania participativa e inclusiva.

Deixe uma resposta