Flashmob com bebés ao colo junta dezenas na Baixa [VÍDEO]

Local C Sociedade B Últimas B

Ao som da música “Quem dança seus males espanta” dos HMB, mais de três dezenas de mães dançaram com os seus bebés ao colo uma coreografia, sob a forma de flashmob, neste sábado à tarde, no Largo da Misericórdia, em Setúbal

 

A iniciativa integrou a Semana Internacional de Babywearing, que decorreu de 2 a 8 de Outubro. O babywearing são os porta-bebés ergonómicos, que podem ser panos, slings, mei-tai ou mochilas ergonómicas.

A ideia de criar uma comunidade de babywearing, em Setúbal partiu de Alice Pinho, consultora de babywearing. “O babywearing tem uma grande visibilidade nas redes sociais e começámos a perceber que em Setúbal havia muita gente interessada, e então começámos a fazer muitos workshops e formações. A adesão foi tanta que a própria comunidade nacional começou a dizer que Setúbal era a capital do babywearing e nós adoptámos esse nome para o grupo”.

Iolanda Rodrigues, professora de dança e autora da coreografia fez uma consulta com Alice Pinho e esta desafiou-a a criar um flashmob. “Eu comecei um projecto novo, que é o Dança Paninho, que consiste em aulas de dança para bebés dentro do babywearing. A Alice desafiou-me a criar este flashmob, que era uma coisa que já tinham vontade fazer há algum tempo, e como era a semana do babywearing aproveitámos para comemorar nesta data, dando a conhecer a Setúbal e especialmente aos pais e às mães que existem outras formas de carregar os bebés”.

Para as duas dinamizadoras desta práctica, os benefícios para o bebé e para a mãe são evidentes. “Existem estudos que provam que os bebés que passam mais tempo ao colo da mãe têm melhor desenvolvimento físico e emocional. E aos pais permite-lhes fazer a vida normal, sabendo que o bebé está num sítio seguro, tendo em conta a sua postura, corpo e características”, argumentaram.

Além da Câmara Municipal de Setúbal, o momento de dança contou com o apoio da Academia de Dança Contemporânea, Pedro Medley 7 (fotografia/vídeo), e fez parte do programa da “Feira Outlet na Baixa de Setúbal”.

 

Deixe uma resposta