IHRU avança com a reabilitação de um bairro social em Almada

Local C Últimas B

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anunciou que está a desenvolver projectos e candidaturas para a reabilitação de 17 bairros sociais, num investimento superior a 16,3 milhões de euros, sendo um deles o bairro Amarelo, em Almada.

“Já estão aprovados 2 dos 17 projectos. Trata-se da reabilitação do bairro social de Arcozelo, em Barcelos, e de 14 edifícios do bairro Amarelo, em Almada”, refere o instituto, em comunicado.

Nos 14 edifícios do bairro Amarelo, cuja construção foi concluída entre 1980 e 1982, vão ser realizados trabalhos de reabilitação das partes comuns, nomeadamente, coberturas, fachadas, zonas de circulação e renovação das instalações técnicas, mantendo as características gerais da arquitectura existente.

“Como estratégia de intervenção, pretende-se uma reabilitação faseada, priorizando os edifícios em pior estado de conservação, tendo sido identificados os primeiros 14 lotes. Os restantes lotes – 15 a 34, são objecto de uma segunda candidatura que será entregue ainda este ano”, salienta o IHRU, no mesmo documento.

No caso do bairro de Arcozelo, em Barcelos, que foi construído em 1973, é a primeira vez em 44 anos que tem obras de reabilitação integral dos edifícios.

“Estas obras tiveram início no mês de Março e visam a remodelação e isolamento das coberturas, revestimento das fachadas com materiais eficientes em termos energéticos, substituição de todas as janelas e respectivas caixilharias e reparação e beneficiação das áreas comuns dos edifícios, nomeadamente escadas e redes comuns de água e electricidade”, conclui.

Dos outros 15 projectos, já foram apresentadas 4 candidaturas e as restantes 11 serão entregues até ao final deste ano.

Esta é a primeira vez que o IHRU tem acesso a fundos comunitários para este tipo de projectos, no âmbito dos programas de reabilitação urbana do Portugal 2020, criados em 2014 e 2015.

Deixe uma resposta