Mourinho elogia “goleada” de Dores Meira nas autárquicas

Últimas B

Setúbal homenageia técnico sadino com a atribuição do seu nome à avenida, que liga a Rua dos Trabalhadores do Mar ao Parque Urbano de Albarquel. Mourinho diz que “não trocava esta homenagem por uma vitória”

 

A antiga Rua da Saúde ganhou o nome de Avenida José Mourinho, na sequência do descerramento da placa, entre a Rua dos Trabalhadores do Mar e o Parque Urbano de Albarquel, acompanhado de uma cerimónia pública de homenagem ao treinador sadino, que decorreu esta terça-feira, 3, no Parque Urbano de Albarquel. O evento contou com a participação de José Mourinho, da sua mãe Maria Júlia Mourinho Félix, Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal e Pedro Pina, vereador da Cultura e Desporto.

No discurso de abertura, Maria das Dores Meira começou por afirmar que “Setúbal tem orgulho dos que aqui nasceram e por esse mundo fora se fizeram grandes e nunca, mas nunca se esqueceram da terra, onde nasceram e os ajudou a ser grandes”, como é o caso de “José Mourinho, homem do mundo, personalidade global”.

A presidente da Câmara de Setúbal reconheceu o talento do treinador do Manchester United, que jogou no Comércio e Indústria e hoje “regressa à sua terra com a alegria de rever os amigos, de provar o magnífico peixe, de respirar os ares da Arrábida e de contemplar o Rio Azul, que tanto nos inspira”.

A edil setubalense acrescentou ainda que à actual Avenida José Mourinho acorrem diariamente milhares de pessoas, ao contrário do que acontecia no passado, antes das intervenções de requalificação da Praia da Saúde e restante frente ribeirinha. “A partir de hoje, queremos que todas as pessoas digam que vão a uma avenida especial onde se come bom peixe, de onde partem os barcos de pesca, onde flui a intensa vida de uma cidade com gentes orgulhosas da sua forte identidade e dialectos”.

Já José Mourinho deu os parabéns à edil setubalense pela sua “goleada já esperada” nas eleições autárquicas, afirmando que “a presidente é um bom exemplo de que nem só os nascidos em Setúbal amam Setúbal e fazem algo por Setúbal”.

Relativamente à homenagem, Mourinho mostrou-se agradecido, emocionado e orgulhoso, e ao mesmo tempo com um sentimento de estranheza. “Esta situação da Avenida José Mourinho é estranha para mim, porque Setúbal continua a ser a única cidade onde eu me sinto eu, onde me sinto Zé Mário, onde ando na rua e as pessoas me tratam como eu gosto, com simplicidade. Aquilo que fiz, tenho feito e vou continuar a fazer na minha profissão é um extra da minha essência, porque sou um setubalense puro, com todas as qualidades e também alguns defeitos próprios dos setubalenses. Por isso, é um bocadinho estranho”, confidenciou.

No entanto, o treinador do Manchester United explicou que no futuro “vai tentar vir a Setúbal e quando passar pela avenida, rir com as piadas dos meus filhos ou esquecer que esta tem o meu nome”. Para finalizar, o ‘special one’ afirmou que costuma dizer que “troca homenagens por vitórias, mas esta é uma das que não trocava”.

José Mário dos Santos Mourinho, filho do falecido futebolista José Mourinho Félix e de Maria Júlia Mourinho Félix nasceu a 26 de Janeiro de 1963, onde completou o ensino liceal. O treinador mais mediático do mundo acumula vários prémios, destacando-se os títulos de Bola de Ouro da FIFA, de treinador do ANO da UEFA, e de melhor treinador do mundo, atribuído pela IFFHS – Internacional Federation of Football History and Statistics.

A homenagem surge no seguimento das comemorações do 50º aniversário do treinador português.

Deixe uma resposta