Modernizar Montijo

Opinião
Joao Afonso

Joao Afonso

Candidato à presidência da Câmara Municipal de Montijo
PSD/CDS-PP
Muito Mais Montijo
Joao Afonso

Latest posts by Joao Afonso (see all)

Caros Montijenses!
O projecto de modernização que vos apresentamos visa dar um novo desígnio ao concelho, criar uma nova forma de vida, uma nova identidade e colocar a nossa terra ao mesmo nível dos concelhos mais desenvolvidos do país.
A afirmação do concelho do Montijo, ao contrário do propagandeado por outros, não depende, no essencial, da concretização de um ou dois projectos de investimento por muito expressivos que eles sejam.
A modernização do concelho do Montijo (conceito de Smart-City) só se fará se os Montijenses souberem planear e executar a longo prazo um projecto autárquico credível e mobilizador e para isso será necessário que os destinos autárquicos sejam entregues aos Montijenses que deram ao longo da sua vida efectivas provas de competência e credibilidade.
O futuro e a modernização do Montijo passam pela afirmação do nosso concelho no espaço de influência da Grande Lisboa, dando efectivo corpo ao conceito da cidade de duas margens, e pelo ressuscitar do espírito empreendedor, ambicioso, solidário e corajoso que nos caracterizou, principalmente na primeira metade do Século XX.
A modernização do Montijo deverá ter como grandes eixos a valorização do território e a valorização das pessoas e dependerá do planeamento e execução de vários projectos. O Município deverá definir uma estratégia de investimento público sendo esse investimento público a locomotiva do investimento privado. É para nós prioritário a prestação de cuidados públicos de saúde, a modernização dos serviços públicos municipais, o reforço da escola pública, a mobilidade, a requalificação urbanística, a cultura e a nossa identidade histórica.
O serviço público de saúde prestado no Montijo está muito aquém das necessidades da população. Urge encontrar um novo modelo de cuidados de saúde acessível a todos e de qualidade. A construção faseada pelo Município de um novo Hospital, em articulação com as IPSS e SNS que sirva toda a população, será o principal projecto autárquico do novo executivo.
A reorganização e modernização da Câmara Municipal será um dos principais desafios da nova gestão autárquica onde se destaca a construção do novo edifício.
A melhoria da mobilidade da população permanente e flutuante é um desafio central na nova gestão autárquica, razão porque apresentamos um plano global de transportes públicos, estruturado na construção de um corredor BRT ( BUS Rapid Transit) + Mini-Autocarros + Transporte público a pedido.
O nosso serviço público de educação no Montijo terá que se comparar à qualidade e excelência dos melhores projectos educativos, há que, designadamente, requalificar o Parque Escolar do Montijo, dignificar os professores e adequar os horários das escolas à vida profissional dos pais.
A Requalificação da Zona Ribeirinha é um dos projectos mais ambiciosos e atractivos a desenvolver pelo novo executivo. Será projectado e executado o Centro Interpretativo na Zona Ribeirinha, sendo, nomeadamente, recuperados os Moinhos de Marés e as Salinas, construído um circuito pedonal e ciclável ao longo do anel da Zona Ribeirinha da Lançada e Sarilhos-Grandes, cuja ligação será efectivada por ponte, em madeira, à cidade.
Apenas uma nova equipa, que compreenda o contexto e seja capaz de organizar e dinamizar o Montijo, poderá devolver-lhe protagonismo e construir uma nova centralidade e isso só será possível em parceria com toda a população a quem pertence este notável território chamado Montijo.
Contamos com todos, o seu voto é importante.

Deixe uma resposta