Semana do Mar em Setúbal vai decorrer entre 3 e 8 de Outubro

Local Últimas C

Seminário no Fórum Municipal Luísa Todi marca o arranque da iniciativa. Para o segundo dia de actividades está agendado um concerto a cargo da Banda da Armada. Aumentar relação da cidade com o rio e promover o turismo são objectivos

Visitas aos navios Sagres, Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz, da Marinha Portuguesa, passeios de barco e um seminário integram a Semana do Mar 2017, que decorrerá de 3 a 8 de Outubro, em Setúbal.

Segundo revelou a Câmara Municipal, a Semana do Mar, organizada pela autarquia e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), pretende celebrar a crescente relação da cidade com o rio, divulgar actividades relacionadas com a denominada economia azul e promover o turismo na região.

O seminário “Setúbal, Porto e Cidade – Crescer em Conjunto”, no Fórum Municipal Luísa Todi, dá início à Semana do Mar, a partir das 9h30, no próximo dia 3, data em que também haverá uma visita ao “Centro Histórico de Setúbal e Cultura Marítima”. Está igualmente previsto um concerto pela Banda da Armada, que se realiza na quarta-feira, 4 de Outubro, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Os visitantes da Semana do Mar, mediante inscrição prévia, também poderão fazer baptismos de mar, numa lancha de fiscalização rápida da Marinha, e passeios de barco no estuário do Sado.

Em nota de Imprensa, a Câmara de Setúbal destaca a iniciativa “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, com animação musical, que decorre a partir de 5 de Outubro, à beira-rio, no cais 2 do Porto de Setúbal. O programa deste dia começa com um leilão tradicional de pescado “Do Mar à Voz”, às 15h00, no edifício da DocaPesca. Ainda nessa mesma quinta-feira, está prevista a chegada do navio-escola Sagres, embarcação emblemática da Marinha Portugues que estará aberta a visitas públicas, das 20h30 às 23h00, e, no dia seguinte, 6, das 10h00 às 17h00, mas apenas para grupos escolares.

A 7 de Outubro há uma regata no estuário do rio Sado, a partir das 15h00, e, a partir das 22h00, um espectáculo de fogo-de-artifício.

A Semana do Mar 2017, que além da colaboração da Marinha Portuguesa tem o contributo de outras entidades, termina com a largada dos navios Sagres, Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz, a partir das 10h30 de domingo, 8 de Outubro.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

One comment

  1. Segundo me disseram a visita ao NRP Sagres custaria €10 por pessoa, o que, como antigo marinheiro, me levou a duvidar da novidade ou ate mesmo da afirmação. Depois li aqui que as vistias não seria tantas uma vez que parte delas eram para grupos escolares. Afinal onde está a verdade? Gostava de ser informado.

Deixe uma resposta