Setúbal Wine and Flavours mostra sabores da região

Local B Sociedade

Até domingo, 17, os melhores produtos vinícolas e gastronómicos da região e de Espanha estarão em destaque no Setúbal Wine and Flavours, novo festival de promoção do vinho e da gastronomia. Evento decorre na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

 

Provas vínicas comentadas, sessões de cozinha ao vivo, palestras, apresentações, apontamentos musicais e uma ampla área de expositores fazem parte do novo evento de promoção do vinho e da gastronomia, organizado pela Câmara de Setúbal e pela Associação Baía de Setúbal.

O Setúbal Wine and Flavours dedica quatro dias ao que de melhor se faz neste segmento que cada vez mais se afirma como motor do turismo regional, nacional e internacional, dinamizado com o apoio da Comissão Vitivinícola das Região da Península de Setúbal.

O evento, cuja entrada diária tem o custo de três euros, com oferta de copo, conta com a presença de vasto painel de profissionais e especialistas nas áreas do vinho e da gastronomia, com enfoque nos produtores da península de Setúbal e convidados da Comunidade Autónoma Extremadura, de Espanha.

Além da área dedicada aos expositores, numa tenda instalada no pátio da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, o certame conta com uma sala de análise sensorial e uma cozinha técnica, espaços preparados para receber sessões de cozinha ao vivo, degustações e provas de vinhos. A participação nas actividades é gratuita, mediante inscrição no local.

A apresentação do livro “Territórios Vinhateiros”, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, às 18h00, na tenda dedicada aos expositores, dá o pontapé de saída, no dia 14, do programa de iniciativas proporcionadas no evento que alia a actividade vinícola à gastronomia.

No mesmo dia, na sala de análise sensorial, às 20h00, realiza-se uma prova de vinhos da Ruta Ribeira del Guadiana conduzida pela sommelier Catalina Bustillo, enquanto a cozinha técnica recebe, à mesma hora, a sessão de cozinha de autor pela chef Cristina Sá, que prepara Fille Robalo com Arroz Fresco e Pannacotta de Moscatel com Laranja.

As actividades do primeiro dia do Setúbal Wine and Flavours terminam com um espetáculo de flamenco por Carmen La Parreña, animação que decorre a partir das 22h30 na zona de palco instalada no pátio interior da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

No dia seguinte, a 15, feriado municipal, Dia de Bocage e da Cidade, o evento começa com a criação de autor pelo chef Domingos Cruz, que apresenta na cozinha técnica às 18h00 e às 19h30, na doçaria regional de chá.

Castas portuguesas e espanholas são descobertas na masterclass Identidade Ibérica, sessão conduzida pela wine educator Sara Peñas, com início às 20h00 na sala de análise sensorial.

Segue-se, às 20h30, novamente na cozinha técnica especialmente preparada para o evento, a sessão de autor dinamizada pelo chef Luís Barradas, que explora saberes e sabores do salmonete, do carapau e do choco.

A noite do segundo dia do evento termina com um concerto da banda Namorados da Cidade, com música a animar o Setúbal Wine and Flavours, a partir das 22h30.

O programa do dia 16 começa com uma sessão dinamizada por Olga Pedrosa, ex-concorrente do programa Masterchef, que apresenta uma criação de autor de doçaria regional, actividade que decorre a partir das 18h00.

Vinhos da península de Setúbal estão à prova e são comentados na sala de análise sensorial num encontro com início às 19h00 conduzido pelo sommelier Gonçalo Patraquim.

A terceira noite do Setúbal Wine and Flavours termina com o espectáculo “Silêncio que se vai dançar o Fado”, que se realiza no palco do certame, a partir das 22h30.

O último dia do novo evento de promoção do vinho e da gastronomia reserva ainda três actividades, entre as quais a prova de castas Moscatel, pelo sommelier Mike Taylor, às 14h30, na sala de análise sensorial.

Depois, às 15h00, a cozinha técnica recebe a sessão de criação de autor do chef André Lopes que prepara Magret de Pato com Risotto e redução de Moscatel.

O programa do Setúbal Wine and Flavours termina com o sommelier Carlos Vivas a dinamizar, às 16h00, na zona do palco, uma prova de castas em que apresenta as comunicações “O Papel do Sommelier” e “A Arte do sabre”. O Setúbal Wine and Flavours funciona sempre a partir das 14h00, encerrando, a 15 e a 16, às 24h00, e no último dia, 17, às 19h30.

Deixe uma resposta