Parque Urbano de Albarquel vai ter garrafa gigante de Coca-Cola

Empresas Empresas C Local C Últimas B

Garrafa comemorativa, do artista visual Miguel Caeiro, tem 2,5 metros de altura. Inauguração é no próximo domingo de manhã

 

O Parque Urbano de Albarquel (PUA) vai ter, a partir do próximo domingo, 17, uma garrafa gigante de Coca-Cola. A peça artística é uma forma da marca, que tem fábrica no concelho de Setúbal, em Azeitão, assinalar os 40 anos de presença em Portugal.

A inauguração está marcada para as 10h30, antecedendo a edição deste ano da Regata das Banheiras e Insólitos, prova com embarcações feitas em materiais reciclados.

Com esta iniciativa, a Coca-Cola pretende simbolicamente agradecer a todo o país o seu reconhecimento ao longo das últimas quatro décadas de presença, em Portugal. Além de sublinhar a preferência dos consumidores, esta acção cumpre uma das mais inovadoras e antigas características da essência da marca, como a ligação às artes visuais, o estímulo à produção artística contemporânea e a disponibilização para usufruto das populações de obras originais, produzidas a partir de bens de consumo identificadores da cultura popular.

Deste modo, a Coca-Cola desafiou o artista português Miguel Caeiro (RAM) a elaborar uma decoração original de 20 garrafas, com 2,5 metros de altura, com o intuito de poder devolver à população de cada distrito e Regiões Autónomas, sob a forma de obra de arte, a ligação emocional, carinho e felicidade em relação à Coca-Cola.

O artista, natural de Sintra, decidiu trabalhar o sentido humano e a essência colorida da marca, exibindo estes 40 anos sob a forma de 40 círculos, que representam não só toda a nação, mas também todas as raças presentes em Portugal. Enquanto viajante dos vários cantos do mundo, Miguel Caeiro sempre encontrou na Coca-Cola uma sensação de liberdade e é essa liberdade que as suas cores e traços significam.

Por fim, RAM ainda adicionou os emblemáticos slogans usados pela Coca-Cola, em Portugal nos últimos 40 anos, recorrendo uma vasta caligrafia gráfica baseada em letras de graffiti, representando todas aquelas frases que de alguma forma fazem parte da vida dos portugueses.

 

“Fábrica da Felicidade” de Azeitão é única a produzir no país

De todos, o distrito de Setúbal reveste-se de um carácter especial, pois tem a particularidade de albergar a fábrica da Refrige, empresa portuguesa que produz e distribui o refrigerante em Portugal, em Azeitão, concelho de Setúbal. A “Fábrica da Felicidade”, como é conhecida a unidade industrial, produz 90% dos produtos da marca Coca-Cola vendidos em Portugal e ainda exporta 28% da produção, para Espanha e África, designadamente para o mercado angolano.

Em Portugal, a Refrige emprega cerca de 450 pessoas, a maioria dos quais na região de Setúbal, e, adicionalmente, gera outros 4.400 empregos indirectos na economia portuguesa, com um forte impacto na região de Setúbal, onde a sua fábrica é um importante motor da economia local.

A fábrica dispõe de duas linhas de enchimento de vidro (retornável e não retornável), duas linhas de PET (plástico), duas de latas, uma de tanquetas e uma de bag in box, sendo responsável pela produção de 90% dos produtos da Coca-Cola vendidos em Portugal. No total, as oito linhas de enchimento têm capacidade para produzir 800 mil litros por dia.

Desde a sua chegada ao concelho de Palmela, há quase 40 anos, que a marca sempre apostou na região de Setúbal. Nos últimos dez anos, investiu na sua fábrica perto de 57 milhões de euros na modernização, racionalização e flexibilização das instalações fabris e comerciais, que traduzem melhorias na produtividade e aumento da capacidade de resposta, no que respeita à apresentação de produto e embalagens promocionais no mercado, mas também no tratamento de águas, nomeadamente na Estação de Tratamento de Águas (ETA) e Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

A Refrige integra, actualmente, a Coca-Cola European Partners plc (CCEP), uma companhia líder na Europa no sector de grande consumo que produz, que distribui e comercializa um vasto portefólio de bebidas não alcoólicas. É o maior engarrafador independente do mundo em termos de receitas.

Deixe uma resposta