CDU diz que Passos Coelho e o PSD desconhecem Setúbal

Local C Últimas C

Comunistas reagem a passeio de traineira do antigo primeiro-ministro. Adesão ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo e a abertura da frente ribeirinha à população são obra da CDU, afirma concelhia do PCP

 

A CDU de Setúbal reagiu esta tarde (13) à visita de Pedro Passos Coelho a Setúbal, dizendo que o antigo primeiro-ministro e o PSD desconhecem a cidade e que têm sido contra o desenvolvimento do concelho.

“Passos Coelho e Nuno Carvalho, duas faces da mesma moeda aliadas em perfeita demagogia, mostraram, quando questionados sobre os problemas da co-incineração efectuada na cimenteira do Outão, a incomodidade de quem é apanhado em falso a defender mais turismo para uma cidade que tem crescido nesse sector como nunca tinha acontecido”, afirma a CDU em nota emitida pela coordenadora concelhia em que diz, mais especificamente, que “o PSD é também responsável pela queima de resíduos sólidos na Arrábida e, no Governo, nunca fez nada para resolver o grave problema ambiental que a co-incineração representa e as consequências que pode ter na nossa atracção turística”.

Os comunistas rejeitam que a adesão de Setúbal ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo seja da responsabilidade do PSD.

“Quem conduziu todo o processo de adesão do município àquele clube foi a CDU depois de ter ganho as eleições autárquicas em 2001, data em que havia apenas sido declarada a intenção camarária de fazer parte daquela associação internacional, assim como foi a CDU que tudo fez para valorizar a participação de Setúbal no clube, tendo alcançado, por mérito próprio, a presidência daquela instituição.”, refere o mesmo documento.

A CDU recorda que “em 2001 havia uma sugestão do então vereador do PSD Duarte Machado de se aderir ao clube, candidatura que viria a ser conduzida pela CDU e que levaria à aceitação de Setúbal em 2003 no Clube das Mais Belas Baías do Mundo”, diz que é de “toda a justiça reconhecer a Duarte Machado o papel que teve neste processo”, mas acrescenta que o antigo vereador social-democrata “tem sido ostracizado pelo seu próprio partido por, nestes anos de progresso do concelho, ter querido trabalhar com os eleitos da CDU na Câmara Municipal de Setúbal”.

Segundo o mesmo comunicado, Passos Coelho e Nuno Carvalho, “parecem querer esquecer todos os dossiers relativos a Setúbal que sucessivos governos do PSD deixaram na gaveta, em particular a questão da passagem dos terrenos da zona ribeirinha sem utilização portuária para a gestão municipal”.

Um “estranho e conveniente esquecimento” que permitiu que Passos Coelho “ladeado pelo candidato do PSD [à Câmara Municipal], venha agora acusar a CDU de não ter explorado o potencial da nossa zona ribeirinha, área onde é consensualmente reconhecido ter havido nos mandatos da CDU uma transformação histórica com a sua abertura à população”.

A CDU passa ao ataque acusando o PSD de ser, nos últimos anos, “contra o desenvolvimento do concelho de Setúbal, quer bloqueando no Governo soluções para questões como as dos terrenos da zona ribeirinha, quer votando contra ou abstendo-se contra tudo o que é favorável ao desenvolvimento do concelho, como aconteceu com a Decathlon, o Convento de Jesus ou o Forum Luísa Todi”.

 

Iroku Saikaru é um dos nomes “inventados” na petição do IMI

O comunicado comunista diz ainda que o “pior” é que nesta campanha eleitoral o Partido Social Democrata tem “recorrido sistematicamente à mentira” e dá o exemplo da petição sobre o IMI “em que o PSD entregou listas de assinaturas com muitos nomes repetidos e nomes que apenas podem ter sido inventados, como foi o caso de Jacinto Leite Capelo Rego, Passos Dias Aguiar e Iroku Saikaru, para engrossar o número de supostos apoiantes desta petição que, falsamente, afirmam ter sido aprovada na Assembleia Municipal, o que é completamente falso”.

A CDU de Setúbal conclui que o PSD “mente e confunde deliberadamente os setubalenses e azeitoneses, que, certamente, saberão punir estes comportamentos”.

2 comments

  1. Onde foi que dolores meira tirou a licenca para construir um jardim de infancia e creche na rua do pombo n8 em frente das janelas dos vizinhos??

Deixe uma resposta