Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde superam expectativas da organização

Local B Últimas C

Festividades encheram as ruas de Vila Fresca de Azeitão. Música, gastronomia e celebrações religiosas foram algumas das actividades do certame

 

As festividades em Honra de Nossa Senhora da Saúde, que decorreram entre os dias 7 e 10 em Vila Fresca de Azeitão, num recinto junto à Igreja de S Simão, contaram com a “adesão de muito público nas diversas atividades ao longo dos quatro dias”, o que “superou as expectativas da organização”, sublinha Jorge Sousa, dirigente da Sociedade Filarmónica Providência, que organizou o evento em parceria com a Paróquia de São Simão.

O dia mais concorrido foi sábado, 9, com destaque, à tarde, para as cavalhadas à antiga portuguesa, prova equestre tradicional com origem no século XVIII, em que os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura.

“Este ano, tivemos a participação de vinte cavaleiros naquele que é um dos momentos mais aguardados da festa, com milhares de pessoas a assistirem”, sublinhou Jorge Sousa.

A festividade popular, criada em 1723, organizada com o apoio da Câmara de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão e de outras entidades, contou com espaços de artesanato e tasquinhas com gastronomia variada, além de um programa variado de animação musical.

A noite de sexta-feira, 8, foi animada pela actuação da orquestra Bohémia da Sociedade Filarmónica Providência e por um baile com o conjunto Contra Ponto.

No sábado, 9, o conjunto Star Band e o DJ Patronilho actuaram no recinto e, domingo, o encerramento das festividades coube a Andorinha e à Banda da Sociedade Filarmónica Providência.

No domingo foi também cumprida uma tradição religiosa com mais de 290 anos, a procissão que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão, antecedida da celebração de uma missa.

Deixe uma resposta