PALMELA | Sindicato diz que reunião com Autoeuropa foi muito produtiva

Regional B Últimas C

O coordenador do Sitesul – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul afirmou que a reunião com a administração da Autoeuropa realizada ontem “foi muito produtiva”.

“Ficaram abertos os canais de diálogo com vista a uma solução para os novos horários de laboração contínua que agrade a todas as partes”, disse à agência Lusa Eduardo Florindo, escusando-se a revelar mais pormenores sobre o encontro.

A administração da Autoeuropa recebeu ontem os sindicatos naquela que foi a primeira reunião depois da greve de 30 de Agosto contra o trabalho ao sábado, a primeira por razões laborais na fábrica de automóveis de Palmela.

Hoje, pelas 15h00, a administração da empresa reúne-se com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), no âmbito das reuniões, em separado, que acedeu fazer com os diferentes estruturas sindicais que representam os trabalhadores da Autoeuropa.

Apesar do optimismo manifestado no final da reunião de ontem pelo coordenador do Sitesul, o sindicato que representa maior número de trabalhadores na Autoeuropa, a administração só deverá negociar um novo acordo após a eleição da nova Comissão de Trabalhadores, que terá lugar no dia 3 de Outubro.

Os trabalhadores da Autoeuropa contestam a obrigatoriedade de trabalhar ao sábado após a implementação do novo horário de laboração contínua, com três turnos diários de segunda a sábado.

Com o novo horário que a administração da Autoeuropa pretende colocar em prática a partir de Novembro, os trabalhadores da Autoeuropa passam a ter uma folga fixa ao domingo e uma folga rotativa nos outros dias da semana, o que significa que só terão dois dias de folga consecutivos quando a folga rotativa for ao sábado ou à segunda-feira.

Lusa

Deixe uma resposta