ACM de Setúbal acolhe encontro global para formação de líderes

Local B Últimas C

Programa decorre de 1 a 10 de Setembro. O objectivo é encontrar novos líderes para assegurar o funcionamento das comunidades no futuro

 

A cerimónia de abertura do curso “World YMCA’s Change Agents Global Gathering” decorreu no passado sábado, 2, na YMCA Camp Alambre, em Azeitão. O evento contou com a presença de Johan Eltvik, secretário-geral da Aliança Mundial das YMCA e da Aliança Europeia, Luís Sebastião, secretário-geral da ACM e de Carla Guerreiro, da Divisão de Recursos Humanos da Câmara de Setúbal em representação da presidente do município.

A YMCA Setúbal é a responsável pelo acolhimento do curso “World YMCA’s Change Agents Global Gathering”, entre 1 e 10 de Setembro, que envolve cerca de 200 jovens, oriundos de mais de 73 países.

Segundo Luís Sebastião, secretário-geral da ACM “trata-se de um encontro global, que integra jovens de 619 países e tem como objectivo comum capacitar e formar novos líderes para as próximas décadas”, delineando estratégias para serem aplicadas no mundo real, com o intuito de tornar os jovens o principal motor da mudança social, agindo directamente nas comunidades. A metodologia do curso é a reprodução de um modelo de liderança que tem funcionado, de dois em dois anos. Os encontros têm uma forte componente de e-learning, sendo que os jovens da Europa têm dois encontros presenciais e um encontro global.

Johan Vilhelm Eltvik, secretário-geral da Aliança Mundial explicou que este encontro é uma espécie de seminário, sendo a maior parte das reuniões organizadas pelos profissionais e voluntários. “Vamos visitar a ACM Setúbal para conhecer os programas locais e o Parlamento”.

A vereadora Carla Guerreiro, responsável pela Divisão de Recursos Humanos da Câmara de Setúbal deu as boas-vindas aos jovens, afirmando que “temos aqui uma oportunidade de ouro para mostrar as mais valias da terra, para que estes jovens levem o nome de Setúbal muito longe”. Carla Guerreiro apontou ainda a natureza, a gastronomia e a hospitalidade dos setubalenses como factores de atracção turística fortes.

A World YMCA (empowering young people) é a maior organização mundial do trabalho e promoção de actividades para jovens. Está presente em 119 países, 25 mil associações locais, tem 58 milhões de membros, sendo uma das seis maiores organizações, a nível local.

Deixe uma resposta