Setúbal é o 10.º melhor município do País para se investir, visitar e viver

Local Regional Últimas C

Quem o diz é o estudo Portugal City Brand Ranking de 2017 da Bloom Consulting. Almada figura na 13.ª posição nacional. Já no ranking da região de Lisboa, Setúbal é 5.º, Almada é 6.º, Sesimbra é 9.º e Montijo é 10.º

Setúbal está entre os 10 melhores municípios do País para se investir, visitar e viver, de acordo com o estudo de avaliação do Portugal City Brand Ranking de 2017. Em relação ao ano anterior, o concelho sadino subiu uma posição na classificação nacional, fechando o top 10 dos municípios que mais se destacam nas áreas de negócios, turismo e qualidade de vida.

Neste ranking nacional, figura ainda no top 25 outro município da região: Almada, a exemplo de Setúbal, também galgou uma posição em relação a 2016 e ocupa agora a 13.ª posição no estudo realizado pela quarta vez consecutiva pela empresa Bloom Consulting, consultora especializada em estratégias de “branding” de países, regiões e cidades, que desenvolve estratégias, análises e ferramentas de medição para destinos por todo o mundo.

Setúbal consolidou o crescimento global registado nos últimos anos, depois de ter ocupado a 13.ª posição do ranking nacional nas edições de 2014 e 2015 e o 11.º lugar em 2016, ascendendo agora ao 10.º posto.

O Portugal City Brand Ranking divulga também classificações de atractividade à escala regional, com Setúbal a consolidar a 5.ª posição na tabela referente à região de Lisboa. Neste particular, que engloba 18 municípios, Lisboa lidera a tabela (tal como acontece em termos nacionais), sendo que Almada surge na posição imediatamente seguinte (6.ª). Ainda neste ranking regional de Lisboa, Sesimbra é 9.º, Montijo é 10.º, Palmela é 13.º, com Seixal (15.º), Barreiro (16.º), Alcochete (17.º) e Moita (18.º) na cauda dos 18.

Principais categorias

Na área de negócios, uma das três grandes analisadas no estudo, Setúbal subiu dois lugares face a 2016, ocupando agora a 13.ª posição do ranking nacional em relação à atractividade de captação de investimento. Almada vem logo a seguir (14.ª).

Na categoria “Visitar”, correspondente à atractividade turística, Setúbal desceu duas posições em relação à última edição do estudo, ocupando agora a 16.ª posição. Almada está no 24.º lugar nesta categoria.

Na categoria designada “Viver”, referente à atractividade da qualidade de vida, o concelho sadino caiu apenas um lugar face ao resultado obtido na edição anterior do estudo e encontra-se no 14.º posto. Almada ocupa a 8.ª posição.

O estudo desenvolvido pela Bloom Consulting escrutina a performance de marca de cada um dos 308 municípios portugueses em áreas relacionadas com turismo, investimento e qualidade de vida, com os resultados a serem apurados a partir de uma análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais. A empresa analisa ainda as pesquisas online feitas pelos cibernautas sobre cada concelho, bem como a performance das respectivas páginas oficiais de Internet e redes sociais dos municípios.

Deixe uma resposta