Mais de um milhão de flores em papel enfeitam as ruas de Ermidas-Sado

Local C Sociedade B Últimas Últimas C

As tradicionais Festas de Santa Maria regressam a Ermidas-Sado, de 10 a 15 de Agosto, para assinalar a 22ª edição cuja temática é alusiva à animação infantil. Mais de um milhão de flores feitas em papel, de todas as cores e formas, enfeitam as ruas da vila que comemora cento e dois anos de existência

 

Helga Nobre

As festas, que são organizadas pela Comissão de Festas de Santa Maria (COFESMAR), contam com o “envolvimento da comunidade” que, desde março deste ano, se junta em garagens, armazéns e até nas suas próprias casas para, em conjunto, dar forma ao papel que é usado e transformado nas mais variadas flores de papel para enfeitar as principais artérias da vila de Ermidas-Sado fazendo jus ao lema ‘A arte em um milhão de flores de papel’.

“A população tem de aderir porque as festas são dos habitantes que contribuem com mão de obra e com apoio financeiro para que tudo esteja pronto para receber os visitantes”, sublinhou Miguel Segundo, presidente da COFESMAR.

A organização diz que o evento, que tem um orçamento de 120 mil euros, é “um símbolo” das festas tradicionais no município e da identidade e paixão dos Ermidenses que, durante os seis dias, recebem os milhares de visitantes que podem também assistir a concertos, participar em workshops e visitar os bares e tasquinhas, existindo ainda actividades destinadas aos mais novos.

“Este ano haverá mais espaço na zona dos comes e bebes, com mais lugares sentados e mais mesas mas menos duas tasquinhas. Foi uma decisão tomada depois de há dois anos verificarmos que havia falta de espaço para quem queria fazer as suas refeições naquela zona do recinto”, adiantou o responsável.

À semelhança de edições anteriores, no sábado, dia 12 de agosto, realiza-se mais uma mega sardinhada no largo do Chafariz, oferta da empresa Oceanic, onde serão servidas mais de duas mil sardinhas a todos aqueles que se queiram juntar à festa.

No cartaz musical, o destaque vai para o concerto da cantora Rosinha, na quinta feira, 10 de Agosto, José Cid, no sábado, dia 12 de Agosto, a fadista Joana Amendoeira, no domingo, 13 de Agosto e para encerrar as festas, na segunda feira, dia 14, o concerto de David Carreira.

“Este ano decidimos apostar forte no cartaz porque entendemos que o público que nos visita merece essa atenção”, acrescentou Miguel Segundo.

Nas festas, que se realizam de dois em dois anos e que têm também um cariz religioso, está prevista uma eucaristia, dia 15 de Agosto, em honra de Nossa Senhora da Conceição (padroeira da vila de Ermidas-Sado), seguida de procissão, que será acompanhada pela Banda Lira Cercalense.

O passe para os seis dias de festa pode ser adquirido por 25 euros enquanto que o bilhete diário varia entre os 3 e os 7,5€.

Deixe uma resposta