Um novo hospital para o Montijo, já

53
visualizações

Sobre o tema do Hospital do Montijo impõe-se esclarecer o seguinte:
O actual Presidente de Câmara prometeu, no seu programa eleitoral, reforçar os serviços do actual Hospital de Montijo e construir um novo Centro de Saúde, mas não se verificou nem uma coisa nem outra. O Hospital de Montijo definha prestando um serviço de saúde muito insuficiente e relativamente ao novo Centro de Saúde, nada !
Por sua vez, as Câmaras da CDU no Distrito de Setúbal preferem discutir com a Administração Regional de Saúde e Governo as competências de cada uma em lugar de aproveitar os fundos comunitários ao seu dispor e construir novas unidades de saúde ao serviço das populações.
A título de exemplo as Câmaras e Hospitais a Norte do Tejo, apresentaram, até hoje, no âmbito do fundos comunitário 2020, mais de 40 milhões de Euros em projectos para construir e equipar várias unidades de saúde, simultaneamente, no Distrito de Setúbal foram apresentados projectos em valor inferior a 4 milhões. Estes são os factos !
A Câmara social democrata de Mafra apresentou nos últimos meses duas candidaturas aos fundos comunitários para construir duas unidades de saúde. Essas duas unidades serão 50% pagas por fundos comunitários, 25% pelo Ministério da Saúde e 25 % pela Câmara. Por sua vez, a Câmara socialista de Sintra já acordou com o Ministério da Saúde construir um novo Hospital sendo que a Câmara pagará uma parte significativa desse investimento. São estes alguns dos bons exemplos a seguir !
Enquanto isso, a Câmara de Montijo e as restantes Câmaras da CDU nada fazem preferindo apostar na retórica politico-partidária e atirar as responsabilidades e culpas para outros. E relativamente ao Hospital do Montijo, tanto a CDU como o PS defendem o actual modelo em que o Barreiro decide que cuidados de saúde poderão ter, ou não ter, os montijenses.
Poderia continuar com estes bons exemplos de outras autarquias que efectivamente defendem o direito inalienável dos cidadãos a um serviço de saúde de qualidade mas neste momento impõe-se dizer o seguinte:
Se os montijenses confiarem na coligação Muito Mais Montijo (PSD/CDS-PP) para governar a Câmara será construído pela Câmara um Novo Hospital que garantirá aos montijenes a maioria das suas necessidades de saúde.
Se os montijenses concordarem com o actual serviço de saúde prestado pelo Centro Hospitalar Barreiro-Montijo deverão apostar nas candidaturas da CDU e do PS. A escolha é simples e clara.

Comentários

- Pub -