O hospital do PSD/CDS a construir na zona ribeirinha de Montijo com endividamento da Câmara

Op Autárquicas 2017 Opinião

A coligação do PSD/ CDS que vai concorrer às eleições autárquicas de 2017 no Montijo, promete a construção de um hospital com dinheiro da Câmara na zona ribeirinha de Montijo.
Não dizem qual a área coberta e descoberta do hospital e os acessos na zona ribeirinha que são sempre necessários para um hospital do século XXI.
Se temos um hospital no Montijo do SNS que faz parte do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e tem espaço desocupado. Edifícios temos em excesso no hospital de Montijo todos novos ou reconstruídos, o que nos falta são bons serviços . Porquê o PSD/CDS propor a construção de um hospital novo com dinheiro da câmara (um empréstimo de muitos milhões)? A construção dos hospitais é da competência do Governo central. O que interessa aos munícipes do concelho de Montijo que a sua Câmara se vá endividar em muitos milhões de euros na construção de um hospital para o ceder a sua exploração a privados para exploração? Os custos da saúde são elevadíssimos e os munícipes para serem tratados num hospital privado têm que pagar elevados custos, enquanto no Centro Hospitalar Barreiro/ Montijo (SNS) pagam só as taxas moderadoras e os que têm baixos rendimentos estão isentos.
O conhecimento que tenho do que se pode construir na zona ribeirinha, segundo o PDM de Montijo, não se pode construir nos espaços livres desde o Seixalinho ao cais dos vapores. Existe zona ribeirinha até à Lançada, são terrenos privados e não me parece que seja o local escolhido para construção de um hospital e acessos.
O Montijo sempre teve uma estratégia de colocar os edifícios públicos em lugares abertos e com bons acessos, sempre tendo em vista o futuro. Foi assim com o tribunal, com a cadeia, escola maestro Jorge Peixinho, mercado municipal, praça de toiros, Montiagri, escola Joaquim Serra, Centro de Saúde do Afonsoeiro. Os Montijenses estão sempre atentos para uma boa localização dos edifícios públicos.
Num comentário do Facebook, já perguntei por duas vezes ao Senhor arquitecto Pedro Vieira que é o Presidente da Comissão Política do PSD de Montijo e vereador da Câmara para me informar qual o local da zona ribeirinha onde o partido de que é líder no Montijo tenciona construir o hospital.
O Senhor arquitecto Pedro Vieira conhece o PDM de Montijo de cor, pois trabalha na praça de Montijo, como profissional liberal na profissão de arquitecto há anos.
O Presidente da Comissão Política do PSD de Montijo é a pessoa indicada, pelos conhecimentos que tem para nos informar os dados principais do projecto mas a minha maior curiosidade é a sua localização. E não vou desistir porque no combate político a favor do Montijo tive influência na localização da Montiagri, Centro de Saúde do Afonsoeiro e na Escola Joaquim Serra.
Isto não é perigoso porque todas as outras forças políticas estão contra um hospital construído com endividamento da Câmara para ser explorado por privados fora do SNS, mas é sempre bom sabermos tudo para cortarmos o mal pela raiz aos populistas.

Deixe uma resposta