SETÚBAL: Choco frito representa região em concurso nacional

Local C Sociedade Sociedade B

Esta iguaria gastronómica tradicional, tal como confeccionada pelo restaurante “O Pescador II”, irá representar a região do Sul Tejo Litoral no Festival “Adoramos a nossa Gastronomia com a Coca-cola”, a realizar no Porto ainda este ano

O choco frito foi o prato que o consumidor elegeu para representar a região do Sul Tejo Litoral na 3ª edição do Festival gastronómico “Adoramos a nossa Gastronomia com a Coca-cola”. Os pratos a concurso eram, além do que se sagrou vencedor, a feijoada de choco e a mista de peixe, todas iguarias típicas da cidade de Setúbal.
Para cada um dos pratos, foram igualmente elegidos os restaurantes da região que os confeccionaram melhor, novamente de acordo com o consumidor. O choco frito foi o restaurante “O Pescador II”, a feijoada de choco o restaurante-bar “O Caracol” e a mista de peixe o restaurante “O Delgadinho”, sendo que “O Pescador II”, por ter confeccionado o prato vencedor, irá representar a região, pela segunda vez consecutiva, na versão nacional do festival, a realizar no Porto no mês de Novembro.
Os vencedores foram anunciados na passada quarta-feira, 26 de Julho, num jantar organizado pela Coca-cola Europeans Portugal, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, do Vereador da Câmara, Pedro Pina, de representantes da Coca-cola e também da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), tal como os oito restaurantes finalistas do concurso e consumidores premiados.
O jantar foi confeccionado pelo Chef António Vieira, embaixador gastronómico do festival e proprietário do restaurante “Wish”, situado no Porto. Este fez uma reinterpretação dos três pratos a concurso, mas sem “estragar os pratos”, dando-lhes apenas um novo requinte e apresentação.
Em primeiro lugar, foi servido choco frito em pão ralado panku com maionese de kimchi, denotando as influências japonesas do chef, cujo restaurante é também um sushi bar. Depois, foi servida a feijoada de choco, com o choco e o camarão à parte, de forma a dar uma melhor apresentação. Por último, foi a mista de peixe, com os peixes fritos, em vez de grelhados, como é habitual, acompanhados de batatas de caldeirada com uma espuma de coentros. A sobremesa foi o tradicional pastel de Setúbal, feito com moscatel, amêndoa e massa filo.
À semelhança das edições anteriores, o “Festival Adoramos a nossa Gastronomia com Coca-Cola” conta com o apoio da AHRESP e procura promover a cozinha regional portuguesa, convidar os portugueses a saborear pratos típicos e contribuir para a dinamização da restauração, das cidades, do turismo e da cultura gastronómica do país.
Andrés Curbelo, o representante da Coca-Cola em Portugal, em conversa com o DIÁRIO DA REGIÃO, afirmou que têm decidido fazer uma forte aposta no festival, que está alinhado aos valores da marca.
Por muito que a Coca-cola seja uma marca muito americanizada, “temos um grande sentido de portugalidade” e isso é evidenciado através da gastronomia, da comida das diferentes regiões. “Temos um ponto de afinidade com Setúbal, o que faz o evento aqui mais especial”, acrescentou ainda Andrés, referindo-se ao facto do concelho acolher uma fábrica da Coca-cola, em Azeitão.
Este festival gastronómico percorre as 12 regiões do país, para consagrar aquilo que se faz melhor em Portugal: a gastronomia. Ao longo das etapas regionais, participam neste concurso mais de 2 500 restaurantes do país, sendo que os vencedores de cada região juntam-se depois numa grande final, que irá consagrar qual a melhor iguaria do país. O restaurante “O Pescador II” irá participar pelo segundo ano consecutivo nesta final, tendo já participado no ano passado com um prato de arroz de tamboril.