SETÚBAL: Pequenada da escola de Vela do Clube do Sado recolhe 84,3 quilos de resíduos na Praia da Saúde

Sociedade Sociedade B Últimas C

Sensibilizar os mais novos para os cuidados a ter com o meio-ambiente foi o objectivo
da acção


Seis dezenas de crianças da escola de Vela do Clube do Sado recolheram 84,3 quilos de resíduos do Estuário do Sado, numa acção levada a efeito esta terça-feira, 18, na Praia da Saúde, em Setúbal, promovida pela Fundação Ecomar e pela Coca-Cola.
“As crianças que participaram, acompanhadas por voluntários da Ecomar, limparam 600 metros de costa do estuário. É a segunda vez que a Fundação Ecomar e a Coca-Cola fazem a limpeza de zonas da costa portuguesa, desta vez com a presença de um voluntário muito especial, o medalha de bronze portuguesa dos Jogos de Atlanta, Nuno Barreto. O objectivo desta acção foi sensibilizar os mais novos para o mar, o cuidado que é preciso ter para preservar o planeta e para a importância da reciclagem”, explica a organização, em nota de Imprensa.


No final da acção, os resíduos recolhidos foram pesados e convertidos em produtos Coca-Cola que vão ser doados ao Banco Alimentar.
Antes de colocar mãos à obra, a pequenada teve oportunidade de ouvir algumas palavras de Theresa Zabell, presidente da Fundação Ecomar, e de Nuno Barreto. O atleta olímpico lembrou que “o mar é fonte de vida e por isso há que tratar dele e mimá-lo, para que não acabe e para que continue a dar os recursos necessários”.
Já Theresa Zabell vincou a importância de cuidar bem do meio-ambiente. “Só temos um corpo e um planeta e não os podemos trocar, como fazemos com a roupa, os barcos, as bicicletas, por isso temos que tratar deles para que não acabem”, sustentou.
A responsável realçou ainda: “Somos pioneiros em limpeza de costas com crianças. Desde 2007 que o fazemos. Estamos orgulhosos que outros tenham decidido fazer o mesmo que nós. Somos mais a lutar pela saúde dos nossos mares e acabaremos por limpar mais quilómetros de costa, por recolher mais quilos de resíduos e consciencializaremos mais crianças.”
“Temos de nos sentir muito orgulhosos e receber com muita esperança o programa Ecomar este ano em Portugal. Finalmente conseguimos realizar este projecto depois do desafio lançado por Theresa Zabell para envolver a Península Ibérica com a bandeira da Ecomar. É um grande passo em frente”, acrescentou, a concluir, Nuno Barreto.

Deixe uma resposta