Museu Marítimo de Sesimbra ganha três prémios

Local Sociedade

Apenas um ano depois de ter aberto portas ao público. Equipamento destacou-se entre 132 candidaturas de 50 entidades

Três prémios arrecadados ao fim de apenas um ano de se ter dado a conhecer, diz bem da qualidade do Museu Marítimo de Sesimbra. Um ano depois de ter aberto ao público, o Museu Marítimo de Sesimbra foi finalista do Prémio Museu Português do Ano 2017, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, tendo recebido uma menção honrosa, o prémio Serviço Extensão Cultural/Serviço Educativo e o prémio Aplicação de Gestão e Multimédia.

“Estes três prémios, conquistados entre 132 candidaturas de 50 entidades, confirmam a excelência do Museu de Sesimbra e o colocam-no ao nível dos melhores do País”, salienta a Câmara Municipal, em nota de Imprensa.

“O reconhecimento é a merecida recompensa para a equipa que implementou este projecto mas também para toda a comunidade piscatória sesimbrense que se envolveu na ‘construção’ do seu museu desde a primeira hora”, realça a autarquia, admitindo que as distinções são “também um forte incentivo para que a Câmara Municipal continue o trabalho de requalificação do património que tem sido feito nos últimos anos”.

Como exemplo dessa aposta, a edilidade lembra os investimentos realizados na Fortaleza de Santiago, na Casa da Água, na Casa do Bispo ou na Moagem de Sampaio, além da dinamização de um serviço educativo que “tem levado centenas de crianças e jovens a contactarem, desde cedo, com a história do município”.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no Museu Soares dos Reis, no Porto, e contou com as presenças do vereador José Polido e vários técnicos municipais de Sesimbra.
O Museu Marítimo de Sesimbra celebrou o primeiro aniversário no passado dia 31 de Maio, tendo registado, de acordo com a autarquia, neste período, “perto de 10 mil visitas, maioritariamente de turistas”.

Deixe uma resposta