Aprovada candidatura de 3,5 milhões para renovação da frota dos TCB

Local Últimas B

A candidatura de 3,5 milhões de euros a fundos comunitários para a aquisição de 60 novos autocarros dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) foi aprovada, disse Rui Lopo, vereador da autarquia barreirense.

“Os 3,5 milhões de euros da candidatura foram integralmente aprovados. Esta é uma linha de financiamento muito exigente e rigoroso, que contempla 85% da diferença entre um autocarro a gasóleo e um a gás”, disse ao DIÁRIO DA REGIÃO o vereador Rui Lopo, com o pelouro dos transportes.

Os TCB são um serviço municipalizado da Câmara do Barreiro que efectua carreiras em todo o concelho, além de também realizar ligações em algumas freguesias do concelho vizinho da Moita.

A autarquia do Barreiro vai avançar com a renovação da frota dos TCB, com a aquisição de 60 autocarros movidos a gás natural, que vai obrigar a autarquia a avançar com uma verba de cerca de 15 milhões de euros, num investimento total de cerca de 18 milhões de euros.

“A próxima fase é a aprovação do Tribunal de Contas do empréstimo bancário já aprovado pela Assembleia Municipal do Barreiro. Apesar de ser ultrapassado o valor do endividamento, vamos solicitar este empréstimo para assegurar a comparticipação nacional em fundos comunitários, tal como define o Orçamente do Estado”, explicou Rui Lopo.

O vereador acredita que o empréstimo vai ser aprovado, explicando que a fase seguinte do processo será o lançamento do concurso público internacional.

“No último trimestre do 2018 podemos ter os novos autocarros a circular. Esta é uma candidatura para renovação de 100% da frota e vai também possibilitar a construção de um posto de abastecimento de gás”, salientou.

Rui Lopo disse ainda que assinatura do contrato, no âmbito da candidatura aprovada ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), vai decorrer na sexta-feira, em Lisboa.

Deixe uma resposta