Distrito em alerta ‘amarelo’ devido à temperatura elevada

Local C Regional Últimas Últimas C

Aviso mantém-se até ao final do dia de amanhã. Protecção civil e bombeiros de Setúbal recomendam cuidados  especiais à população e alertam para risco acrescido de incêndios

 

O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) e os bombeiros de Setúbal alertam que o distrito se encontra sob aviso meteorológico “amarelo” até amanhã ao início da noite, e recomendam cuidados especiais à população.

O alerta  chama a atenção, também, para o risco acrescido de incêndios.

“Durante este período de persistência de valores elevados da temperatura máxima, o nível de risco de incêndio florestal é “moderado”, hoje, e “elevado”, amanhã”, referem o SMPC e os bombeiros.

Em nota divulgada esta quarta-feira (12), a Protecção Civil de Setúbal aconselha a ingestão de líquidos (água, chá preto, caldos e sopas leves) mesmo sem sede, excluindo-se bebidas alcoólicas, gaseificadas ou com açúcar, que aumentam a desidratação. Devem ainda evitar-se refeições pesadas.

Manter as salas e os quartos de casa frescos, com recurso a ventilação natural, ventoinhas ou climatizadores, usar roupas leves, largas, de cores claras e, de preferência, de algodão, evitar o exercício com excesso de esforço físico e tomar duche com água tépida, são outras recomendações.

As crianças e os idosos não devem tomar duches de água fria após a exposição continuada ao sol e, na praia, é fundamental o uso de protector solar adequado ao tipo de pele e ter em atenção que, mesmo sob um chapéu de sol, os raios solares podem provocar queimaduras, sobretudo em crianças ou pessoas de pele clara.

De acordo com a mesma nota, o aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 12 horas de hoje e as 21 horas de amanhã, “justifica a adopção de medidas de auto-protecção e cuidados especiais, em particular pelos grupos mais vulneráveis – crianças e idosos -, por pessoas com historial de doenças graves ao nível respiratório, cardíaco ou renal e por doentes acamados”.

Para mais informações, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou directamente pelo Número Municipal de Emergência 800 212 216.

One comment

Deixe uma resposta