Artemrede vai coordenar seminário em Itália sobre “trabalho e felicidade”

Local Regional Sociedade B Últimas B

Trabalho e felicidade são o tema de um seminário internacional que a Artemrede vai coordenar, a 14 e 15 de Julho, em Pergine Valsugana, Itália, integrado no festival Pergine Spettacolo Aberto, a decorrer nesta comuna italiana.

Trata-se da primeira actividade pública do projecto “A manual on work and hapiness” (“Um manual sobre trabalho e felicidade”), coordenado pela Artemrede, com direcção artística da companhia Mala Voadora e apoiado pelo programa Europa Criativa, disse à agência Lusa Vítor Pinto, do gabinete de comunicação da Artemrede.

Peças de teatro, laboratórios de trabalho com artistas, oficinas de trabalho e de lazer, e projecção de documentários, a decorrer em vários locais daquela cidade italiana, contam-se entre as iniciativas integradas no seminário, cujo ponto alto, segundo a Artemrede, reside na conferência subordinada ao título “Happiness calling”.

Filósofos e professores universitários, como as inglesas Nina Power e Helen Hester, o grego Apostolo Karakasis – também cineasta – e o arquitecto espanhol Santiago Cirugeda contam-se entre os oradores da conferência, a realizar, no dia 14, às 21h00 locais, no Teatro Comunal de Pergine.

“Será o trabalho uma via para a felicidade pessoal? Ou será o ócio?” ou “A felicidade colectiva passa pelo trabalho?” são assuntos a debater na conferência, que abordará ainda temas relacionados com o feminismo e com a possibilidade de, numa sociedade pós-capitalista e pós-trabalho, a felicidade pessoal e colectiva serem obtidas através através da preguiça.

Segundo a Artemrede, a conferência será transmitida via ‘live streaming’, na plataforma http://amanualonworkandhappiness.eu/, no dia 14, pelas 20h00 de Portugal, e no perfil do facebook do projecto “A Manual on Work and Happiness”.

Jorge Andrade, co-director artístico da Mala Voadora, e o escritor e dramaturgo espanhol Pablo Gisbert, que tem trabalhado com o colectivo catalão El Conde Torrefiel, participam também no seminário “Trabalho e felicidade”, no qual recolherão elementos para criarem uma peça de teatro que questionará a relação entre o trabalho e a felicidade.

Entre as iniciativas integradas no seminário sobre “Trabalho e felicidade” contam-se também uma oficina de trabalho do colectivo belga InCompany, cujo trabalho confronta os valores pessoais e os comportamentos no local de trabalho, e uma “oficina de preguiça”, na área da dança, intitulada “Laissez-faire”, em que a companhia italiana Schuko Company explora o conceito de passividade.

O projecto “A Manual on work and happiness” inclui várias actividades, que se prolongarão até Julho de 2018. Entre estas, estará uma peça de teatro da Mala Voadora, ainda sem data marcada, a representar em Alcobaça, no Montijo, em Patras (Grécia) e em Pergine.

A Artemrede é uma estrutura de cooperação cultural constituída, actualmente, por 15 municípios: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar.

Lusa

Deixe uma resposta