Setúbal festeja santos populares com marchas na avenida [Fotos]

Sociedade C Últimas Últimas C

Primeiro desfile das Marchas Populares animou noite de Sábado na Avenida Luísa Todi. O concurso está em marcha, com o público a ver

As Marchas Populares de Setúbal 2017 animaram a noite de sábado (10), na Avenida Luísa Todi. As sete marchas a concurso, mais as duas extra-concurso, foram recebidas com alegria e animação pela população setubalense, que saiu à rua para apoiar os marchantes, mas também para aproveitar um serão em família.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Maria Cordeiro, a Madrinha das Madrinhas 2017 abriu o evento com o tema “Setúbal Passa, ‘ah pois é!”, a Grande Marcha de Setúbal 2016. Este tema foi também interpretado, ao longo da noite, pelas sete colectividades que participaram no desfile.

Em primeiro lugar, desfilou o Núcleo Bicross de Setúbal, com o tema “Já saiu…O Setubalense”. A sua marcha recorda a importância da iluminação a gás para a cidade, o que se pôde ver pelos figurinos: os homens vestiam-se como os acendedores de candeeiros antigos e as mulheres vestiam saias com candeeiros iluminados na barra.

Núcleo Bicross de Setúbal

Logo de seguida, com o tema “Nosso Bairro, Nossa Gente”, passou a marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, que se desenvolveu à volta das figuras dos pescadores e das varinas, fundamentais para o desenvolvimento da actividade piscatória na cidade de Setúbal. Os marchantes vinham, por isso, descalços, com trajes azuis e verdes e adornados com figuras marinhas, como ondas, algas e caranguejos.

Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau

“O Bairro de Troino tem os seus amores de Verão que são iluminados nas noites de São João” foi o tema escolhido pelo Grupo Desportivo da Fonte Nova, que marchou em terceiro lugar. Desta forma, carregavam arcos com corações e vestiam trajes com candeeiros prateados, que simbolizavam os amores que iluminavam as noites de São João.

Grupo Desportivo da Fonte Nova

A marcha da União Desportiva e Recreativa das Pontes era inspirada no facto da cidade possuir a baía mas bela, sendo que o seu tema era “Setúbal, Baía Encantada”. As mulheres trajavam vestidos azuis e verdes com as saias decoradas com uvas e laranjas, que também adornavam os arcos. Os homens, por sua vez, traziam barbatanas coloridas às costas.

União Desportiva e Recreativa das Pontes

A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense desfilou de seguida, com a temática “Em Azeitão há tradição”. As suas vestes eram vermelhas, brancas e verdes e os homens traziam chapéus e vestiam-se como cavaleiros antigos. Os arcos estavam também enfeitados com símbolos equestres, nomeadamente cavalos e ferraduras.

Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Depois, passou em sexto lugar a marcha da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-vinda à Liberdade. Com o tema “Gente do Rio”, esta era inspirada na pesca e na apanha da ostra, por isso, os marchantes calçavam botas de borracha e carregavam arcos em forma de barcos à vela, com gaivotas no mastro e cestos de ostras lá dentro.

Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-vinda à Liberdade

Por fim, para fechar a noite, desfilou o Grupo Desportivo Independente, que escolheu o tema “Setúbal respira, inspira e flui”. A sua marcha era inspirada na pesca, mas também no facto de Setúbal ter sido a Cidade Europeia do Desporto 2016. Assim, os arcos foram adornados com bolas de futebol e os marchantes desfilavam descalços, as mulheres com chapéus em formato de barcos de pesca.

Grupo Desportivo Independente

Antes das marchas a concurso, porém, começaram por desfilar as marchas infantis, extraconcurso, do Núcleo Bicross de Setúbal e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. A primeira, com o tema “Ora vejam lá…as crianças no arraial popular”, vestia trajes enfeitados com símbolos típicos dos arraiais populares, como manjericos e sardinhas. Já os trajes da segunda, brancos e vermelhos, com notas musicais, faziam jus ao tema “Perpétua de Azeitão”.

As marchas a concurso, mais uma vez acompanhadas pelas marchas extra-concurso, voltarão a desfilar nos dias 16 e 17 de Junho na Praça de Touros Carlos Relvas às 22h, para serem avaliadas pelo júri. O júri é liderado pelo actor João Ricardo e composto ainda por Teresa Varela, Rita Vilhena, Ana Sabino, Ester Correia e Marco Batista. Estes irão avaliar componentes como o figurino, a música e a letra, tal como escolher a Madrinha das Madrinhas 2018.

 

Fotos:CMS

Deixe uma resposta