SETÚBAL | Pousada da Juventude reabre ao público com novas valências

Local Últimas Últimas C

Câmara recuperou equipamento que estava fechado há cinco anos. Inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que considerou a ocasião como “um dia sublime”

“Setúbal recupera, graças ao empenho do executivo municipal a que presido, um equipamento fundamental para garantir a nossa capacidade de atração de turistas jovens”. Foi assim que a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, começou por vincar o papel decisivo da autarquia em relação à Pousada da Juventude, durante a cerimónia de inauguração de abertura do equipamento, realizada na última quinta-feira.

Maria das Dores Meira falou no renovado auditório do edifício, completamente esgotado por convidados e populares que assistiram à cerimónia, na qual se registou as presenças do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, assim como dos presidentes do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Baganha, e da Movijovem, Ricardo Araújo.

“Agora com a designação de Casa do Largo – Pousada da Juventude, o espaço, localizado no Largo José Afonso, na zona da frente ribeirinha da cidade, foi adquirido pela Câmara Municipal de Setúbal ao Estado, que o substituiu no papel de requalificação do imóvel que havia encerrado ao público há cinco anos por não reunir as condições necessárias de funcionamento”, lembra a autarquia, em nota de Imprensa.

Além de Pousada da Juventude, o edifício “acolhe um conjunto alargado de valências orientadas para os jovens, tais como o Gabinete da Juventude da autarquia, uma Loja Ponto Já do IPDJ e um Espaço Associações pensado para o movimento juvenil”.

A presidente da Câmara explicou que a autarquia decidiu assumir a liderança de recuperação e gestão daquele equipamento juvenil porque essa “era a única forma de assegurar o cumprimento do objectivo de que a pousada pudesse prestar um serviço de qualidade que obedeça a critérios de interesse público”.

“Era a única forma de garantir que Setúbal poderia continuar a ter um espaço de acolhimento que, a preços adequados, atraísse um público jovem, num tempo em que viajar é cada vez mais fácil e em que são cada vez mais os turistas que nos procuram”, frisou a autarca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Equipamento oferece vários serviços

Dores Meira reforçou ainda o facto de a gestão do espaço estar a cargo da Câmara Municipal, não poupando críticas à administração central. “É importante afirmar isto porque, nos últimos anos, a autarquia assumiu a responsabilidade de gerir ou adquirir alguns dos mais emblemáticos edifícios da cidade quando o Estado se preparava para os alienar a privados ou continuava a permitir a sua degradação”, atirou.

No caso da Pousada da Juventude, a edil ressalvou, contudo, que a descentralização de competências para a autarquia se deveu “a um conjunto de problemas que não cabem apenas ao poder central”, aludindo à conjuntura de crise vivida nos anos recentes e ao estado degradado da maioria destes equipamentos “de norte a sul do País”.

O protocolo celebrado em 2015 atribui a gestão do espaço à autarquia, por um período de 15 anos automaticamente renovável, mediante o pagamento de uma renda anual de mil euros à Movijovem, acrescida de 15 por cento do valor da facturação bruta das dormidas na pousada..

Alojamento com 68 camas em quartos duplos e múltiplos, centro de criação, informação e divulgação de iniciativas nacionais e internacionais para a juventude, centro de formação de e para jovens, serviços de apoio às associações juvenis no desenvolvimento de actividades, serviço de bar ou aluguer de bicicletas são algumas valências disponíveis na renovada Casa do Largo – Pousada da Juventude.

Atendimento personalizado sobre arrendamento jovem, apoio a objectores de consciência ao serviço militar, Wi-Fi gratuito, gabinetes técnicos, de saúde e de sexualidade juvenil e sala de formação e de reuniões são outros serviços facultados aos jovens no novo equipamento municipal.

“Estou ansioso por ver o resultado final destas obras, pois já não entrava neste edifício há alguns anos, desde que presidi à Movijovem”, revelou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto. “Este é, de facto, um dia sublime. Muito feliz para mim e certamente muito feliz para o IPDJ e a Movijovem”, acrescentou o governante.

Além dos diferentes serviços que disponibiliza ao público, a Casa do Largo destaca-se pela decoração, a cargo do decorador setubalense João Maria, com pormenores que vão desde grandes murais em graffiti a pequenos detalhes como candeeiros feitos a partir de tábuas de skate.

A cerimónia de inauguração da Casa do Largo – Pousada da Juventude foi assinalada por vários apontamentos culturais, com a música a fazer-se ouvir até à meia-noite.

Deixe uma resposta