Sesibal homenageia pescadores com nova imagem gráfica nas embalagens de conservas

Local Últimas B

Várias actividades ligadas ao ADN sadino foram promovidas ao longo dos últimos dias. Espectáculos artísticos também não faltaram

As conservas da Sesibal já têm uma nova imagem gráfica, em homenagem a pescadores. “A Sesibal aproveitou o Dia Nacional do Pescador [31 de Maio] para apresentar, no Parque Urbano de Albarquel, a nova imagem das embalagens que envolvem as latas de conservas produzidas com peixe capturado pelos pescadores que integram a associação”, revelou a Câmara Municipal de Setúbal, que promoveu até ontem a Semana do Mar e do Pescador.

As caixas de cavalinhas em azeite e em tomate, filetes de cavala em azeite e em tomate, carapauzinhos de Setúbal e sardinhas em tomate têm imagens do rio Sado e da Serra da Arrábida, com o objectivo de “promover o pescado da região e a cidade de Setúbal”, explicou o presidente da Sesibal, Ricardo Santos, citado em nota de Imprensa do município.

Na iniciativa, que contou também com as presenças da vereadora Carla Guerreiro e dos presidentes da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, o público que participou na Mostra das Tradições Marítimas pôde provar algumas das iguarias que, em breve, após algum tempo de paragem, voltam a ser comercializadas.

Antes, decorreu no edifício da DocaPesca a sessão “A Pesca e a Cidade”, de homenagem aos pescadores setubalenses, promovida pela SetúbalPesca, que entregou medalhas a quatro homens do mar.
A Câmara Municipal de Setúbal, representada pela vereadora Carla Guerreiro, associou-se à iniciativa e entregou aos marítimos esculturas “Descarregador de Peixe”, da colecção Pasmadinhos.

O Mercado do Livramento contou com aulas de culinária ao vivo, numa acção que visou divulgar o pescado nacional, concretamente a cavala e o carapau. As aulas foram conduzidas pela chef Patrícia Borges, da Escola de Hotelaria e Turismo de Peniche, que partilhou com os participantes dicas e receitas para confeccionar pratos de cavala e carapau.

“Da primeira aula resultou a confecção de arroz malandrinho de carapau e de uma salada fresca com o mesmo pescado. Na segunda, Patrícia Borges ajudou os participantes a elaborarem fofos de cavala e filetes de cavala fumada com batatas confeitadas.”

Quanto à Mostra de Tradições Marítimas, a decorrer até 4 de Junho, tem contado com afluência assinalável de pessoas para provarem “Petiscos com sabor a mar”, confeccionados por pescadores.

Um concerto de Jorge Nice foi outro dos atractivos, sendo que a animação musical no Parque Urbano de Albarquel contou ainda com actuações das tunas académicas EsTuna e Tuna Sadina, Os Alcorrazes, Carla Lança e Susana Martins.

One comment

Deixe uma resposta