Primeira equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos da região já funciona no Barreiro

Local Regional Últimas B

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) anunciou que conta, desde esta quinta-feira, 1, com uma equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos, “a primeira da Península de Setúbal”, sublinha o Gabinete de Comunicação da unidade hospitalar.

A equipa é constituída por dois pediatras, dois enfermeiros, um psicólogo e um assistente social, encontrando-se disponível 24 horas por dia, adianta o CHBM. O Serviço de Pediatria está instalado no Hospital Nossa Senhora do Rosário e abrange a população pediátrica dos concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, com idade compreendida entre os 0 e os 18 anos.

“No dia em que se celebrou o Dia Mundial da Criança, a equipa foi apresentada aos profissionais do CHBM e à comunidade, numa sessão que decorreu no auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro e que contou com a presença de Ana Lacerda, pediatra e oncologista no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, que realizou uma conferência sobre ‘Cuidados Paliativos Pediátricos: recomendações e enquadramento legal’”, salienta o CHBM.

O objectivo desta nova equipa passa por “assegurar cuidados paliativos de qualidade à criança e família, de uma forma holística (física, psíquica, emocional, social e espiritual) e humanizada, satisfazendo as suas necessidades, preferências e desejos, sempre que possível em ambulatório, de acordo com as suas especificidades e reconhecimento da sua trajectória de doença e fase em que se encontra”.

Os cuidados paliativos pediátricos, lembra o CHBM a concluir, “são reconhecidos como um direito humano básico para todas as crianças/adolescentes portadoras de doença crónicas complexas limitantes ou ameaçadoras da vida”.

Deixe uma resposta