XVI Feira Pedagógica do Barreiro começa hoje

Local Últimas C

De hoje e até sábado, terá lugar, no Parque da Cidade, a XVI Feira Pedagógica. Esta edição celebra os “80 anos de Abastecimento Público de Água, no Barreiro”.

A Feira pretende realçar os projectos educativos e trabalhos desenvolvidos pela comunidade escolar no ano lectivo 2016/17 e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a oferta educativa do Concelho, valorizando a Comunidade Educativa e o seu trabalho.

Contará com actividades e exposições no Parque da Cidade e exposições no Auditório Municipal Augusto Cabrita. Este espaço cultural irá acolher os espectáculos “Água Vai! Água Vem!”, pela Companhia de Teatro – ArteViva, no Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, e o Festival 7/1 – Diário de um Copo de Água, no dia 3 de Junho, pelas 20h30, a encerrar a Feira Pedagógica.

Neste evento serão exibidas, pela primeira vez, as curtas-metragens, celebrando os 80 anos do Abastecimento Público de Água, no Barreiro, e produzidas nos sete agrupamentos de escolas do Concelho.

São, igualmente, sete os pequenos filmes que concorrem entre si, em categorias, como a de ‘Melhor Filme’. As curtas serão avaliadas por um jurado artístico constituído por Tó Zé Martinho e Susana Sá, que se pronunciará sobre os filmes produzidos, deixando, ainda, uma mensagem sobre as suas experiências profissionais e de vida. Este projecto foi dinamizado pela Associação de Teatro e Educação (ATE), com o apoio do Município do Barreiro.

A Feira Pedagógica terá diversas actividades lúdicas e desportivas, música, marchas, dança, teatro, promovendo cultura e levando a milhares de pessoas o que a cidade do Barreiro e a comunidade educativa barreirense melhor sabem fazer.

A organização do evento está a cargo da comunidade educativa do Concelho e da Câmara Municipal do Barreiro e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, da União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio e da União das Freguesias de Palhais e Coina.

Champimóvel no Parque da Cidade

No âmbito da XVI Feira Pedagógica do Barreiro, o Barreiro irá receber o Champimóvel, com uma viagem tridimensional ao corpo humano, no Parque da Cidade.

As sessões vão decorrer nas manhãs dos dias 31 de maio, 1, 2 e 3 de junho, terá a duração de 25 a 30 minutos por sessão, com grupos de 17 pessoas, por sessão. Estará aberto ao púbico em geral, nos dias 1 e 2 de tarde e 3 de Junho, até às 15h00.

Com a criação do Champimóvel a Fundação Champalimaud pretende “estimular a criatividade e imaginação dos mais jovens enquanto os motiva a colocá-las ao serviço da ciência”.

Deixe uma resposta