Torrão Quinhentista regressa com recriação histórica

Local C Sociedade

A vila do Torrão recebe, a partir de sexta-feira, a VI edição da Feira Quinhentista. Um fim-de-semana repleto de história e animação. Aproveite porque é apenas de dois em dois anos

A vila do Torrão, recebe nos próximos dias 2, 3 e 4 de Junho a VI edição da Feira Quinhentista, iniciativa que se realiza a cada dois anos na vila alentejana e que promete muitas novidades, animação e história.
A feira, organizada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pela Junta de Freguesia do Torrão, conta com a colaboração e apoio da população da freguesia, orgulhosa da sua Feira Quinhentista, e das associações da vila.
O Torrão Quinhentista – VI Recriação Histórica “Dona Maria de Portugal, por Terras do Torrão” pretende dar a conhecer a história desta vila nos finais do século XV e século XVI e, simultaneamente, reconstituir o ambiente socioeconómico, cultural e de animação que se vivia neste período.
As grandes atracções da edição deste ano têm a ver com a inauguração oficial, às 18h30, no dia 2. No mesmo dia, às 21h00, dão-se as bailadeiras e, às 00h30, o toque de recolher. Já no dia 3, a chegada da Rainha, às 15h00 e a saudação à Rainha, às 16h30. No último dia, o combate de cavaleiros, às 18h30, e a despedia da Rainha, às 19h00.
Terá, este ano, uma forte componente de recriação história, tendo como tema “Dona Maria de Portugal, por Terras do João”. Isto justifica-se pela homenagem que vai ser feita a Maria de Aragão e Castela, que foi uma infanta aragonesa, e que esteve estadeada no Torrão em 1500 , no Paço Comendador da vila do Torrão, localizada junto à Igreja Matriz da Vila. Foi, ainda, a segunda esposa de D. Manuel I de Portugal e viria a tornar-se rainha de Portugal de 1501 até à sua morte, em 1517.
Espera-se, assim, muita animação e festividades que o vão ajudar a perceber melhor a cultura e o clima que se vivia na altura. Desde combates de cavaleiros, contadores de histórias e a possibilidade de “ver” a própria Rainha Maria de Aragão e Castela, não irão faltar temáticas que o vão ajudar a passar um bom bocado com amigos e família.
No que toca à animação da feira, ela vai estar a cargo da Associação Velha Lamparina e Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal.

Deixe uma resposta