Requalificação do edifício dos Paços do Concelho no Barreiro vai avançar

Local Últimas C

Integrada na programação “Maio, Mês de Quem Trabalha”, realiza-se ao longo do presente mês o ciclo “À Conversa com os Trabalhadores” em diversos serviços municipais, no qual membros do Executivo Municipal conversam com todos os funcionários do Município e dos Transportes Colectivos do Barreiro.

O presidente Carlos Humberto, e os vereadores Sónia Lobo e Rui Lopo reuniram, na sala de sessões, com os trabalhadores do Município.

O presidente Carlos Humberto recordou os anos de dificuldade económica que o País atravessou e em particular o Município do Barreiro. A redução do número de trabalhadores (cerca de 200) e do número de dirigentes foram, segundo o presidente, factos que levaram ao enfraquecimento da estrutura do Município e, como consequência, torna-se “mais difícil responder a todas as necessidades dos munícipes”.

No sentido de melhorar esta situação, nos últimos anos têm sido tomadas “algumas medidas com resultados positivos, nomeadamente o recrutamento de trabalhadores para os serviços das águas e saneamento, higiene urbana e cemitérios, em 2017”.

No seguimento de uma visão estratégica de modernização dos serviços, a autarquia investiu cerca de um milhão de euros na área da informática.

Por outro lado, a renovação da frota foi iniciada com aquisição de novas viaturas para os serviços operacionais e até 2020 será, segundo o presidente, totalmente renovada.

A renovação dos edifícios municipais foi outro dos assuntos abordados. Destacou a obra a decorrer no edifício dos Transportes Colectivos do Barreiro que trará melhores condições para o atendimento ao público. Abordou, ainda, o projecto de requalificação do edifício dos Paços do Concelho, objecto de candidatura a fundos comunitários, que contemplará, por exemplo a instalação de elevador, a renovação do atendimento e da sala de sessões.

Informou, ainda, os trabalhadores que o arquivo que está no edifício da CMB no Largo Alexandre Herculano (vulgo Largo das Obras) será transferido para o Espaço Memória, prevendo-se que o r/c do edifício seja para o atendimento ao público, tornando-o mais acessível a todos os munícipes.

Na ocasião, a Vereadora Sónia Lobo, responsável pela área dos Recursos Humanos, destacou algumas actividades do programação do “Maio, Mês de Quem Trabalha”, tais como os conselhos para uma alimentação saudável, da Liga Portuguesa Contra o Cancro; o ciclo de conversas sobre o consumo sustentável realizadas pelo CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor; Os Conselhos dados pelos Bombeiros Sul e Sueste em caso de acidente (AVC ou epilepsia); ou os conselhos da PSP aos trabalhadores em caso de violência doméstica.

 

Deixe uma resposta