Painéis do Túnel do Quebedo vencem prémio nacional SOS Azulejo

Local Últimas C

O conjunto de painéis de azulejos instalado em 2016 no Túnel do Quebedo, em Setúbal, acaba de vencer um prémio nacional SOS Azulejo, na categoria Intervenção Artística, anunciou a Câmara Municipal. A entrega de prémios decorreu esta tarde no Palácio Fronteira, em Lisboa, e contou com a presença da presidente da Câmara, Maria das Dores Meira.

“O júri dos prémios, instituídos em 2010 no âmbito das acções implementadas, desde 2007, pelo Projecto SOS Azulejo para promover a salvaguarda do património azulejar português, foi unânime a reconhecer a qualidade da intervenção artística do Quebedo, que incluiu painéis de azulejos encomendados pela Câmara Municipal de Setúbal à Galeria Ratton, desenhados e pintados pelo artista plástico Andreas Stöcklein”, revelou a autarquia.

“A concepção dos painéis, colocados numa área de 300 metros quadrados ao longo dos muros do túnel, tem como mote a referência a escritores e artistas que estiveram ligados à cidade de Setúbal, por nascença ou vivência, concretamente Bocage, Sebastião da Gama, Vasco Mouzinho de Quevedo, Luiz Pacheco e José Afonso”, lembra a edilidade.

Os painéis premiados foram idealizados, concebidos e desenhados ao longo de cinco “intensos” meses, conforme revelou Andreas Stöcklein, durante a cerimónia de inauguração em Setúbal, a 15 de Julho de 2016.

Deixe uma resposta