Setúbal vai ser capital da beleza com Festa da Flor durante dois dias

Local Últimas C

Vem aí a segunda edição da Festa da Flor, que promete embelezar Setúbal no próximo fim-de-semana, evento organizado pela Câmara Municipal no âmbito do movimento “Eva Dream – Florir Portugal”, impulsionado por Tó Romano

O espaço público da capital do distrito vai voltar a desfrutar de um conjunto de iniciativas dirigidas à população, com exposições, seminários, ateliers e animações, ao longo de 26 e 27 de Maio.

“Vamos celebrar as flores e as plantas e valorizar os seus contributos para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida de todos, em especial no que diz respeito à saúde física, mental e emocional”, disse a vereadora da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro durante a apresentação do programa do evento, que teve lugar na última sexta-feira.

Além das plantas hortícolas às ornamentais, passando pelas aromáticas, medicinais, frutícolas e florestais, que o certame apresentará, a autarca realça também “os benefícios ambientais e sociais que ocorrem quando as pessoas de todas as idades, origens e capacidades interagem e participam em actividades de jardinagem e de horticultura, com o objectivo de cuidar das plantas e da cidade”.

Serão vários os espaços públicos setubalenses abrangidos pela iniciativa, em particular o centro histórico da cidade, concretamente a Praça de Bocage e a Avenida Luísa Todi, com actividades abertas à participação popular, tanto para miúdos como para graúdos.

Carla Guerreira adiantou que a festa deste ano procura “levar mais longe o contacto com a natureza”, proporcionando “um mundo de experiências associadas às plantas no qual todos podem passear, aprender e divertir-se, num contributo para a sensibilização de todos para a necessidade de preservação dos espaços verdes colectivos”.

Programa alargado e varandas embelezadas

A Festa da Flor, que este ano alarga o programa comparativamente à edição anterior, com um leque de actividades dirigidas a profissionais, à comunidade educativa e à população em geral, é também pretexto para um novo desafio. “Embelezar as varandas com flores para tornar Setúbal uma cidade mais florida”, explicou a autarca.

Nos dias 26 e 27, sempre com início às 10h00, a Praça de Bocage recebe “O Mundo da Flor”, com exposição e venda de flores e outros bens associados, na qual participam perto de 30 expositores. Neste local, realiza-se também a construção de uma mandala colectiva e de um tapete em arte efémera.

Já na placa central da Avenida Luísa Todi, nos mesmos dias, decorre a iniciativa “Ruas Floridas de Redondo”, projecto que a Câmara Municipal de Redondo traz a Setúbal e que inclui a recriação real do embelezamento de uma das ruas daquela vila do distrito de Évora durante um evento dedicado às flores.

O pograma inclui, no dia 26, o 3.º Seminário Tecnologias Aplicadas aos Espaços Verdes Urbanos, entre as 08h30 e as 17h00 no auditório do Mercado do Livramento. À  noite, já na Praça de Bocage, às 21h00, há um baile de danças do mundo com “A Batalha do Modesto Camelo Amarelo”.

A Associação de Acordeonistas de Setúbal dá música às ruas da Baixa, a 27, em animações às 10h00 e às 15h00. Já a “Flower Trupe” anima o espaço público setubalense das 15h00 às 19h00, com particular ênfase nos locais nos quais decorrem as actividades da Festa da Flor.

No dia 27 há ainda um conjunto de aulas abertas. No Pátio do Dimas da Casa da Cultura há “A Vida das Abelhas”, às 11h30, por Carlos Matos, “Propagação de Aromáticas”, às 15h00, por elementos dos Viveiros Aliança, e “Hortas de Varanda”, às 16h00, dinamizado pela empresa Chão Bom.

As aulas abertas são também dinamizadas no pátio interior dos Paços do Concelho, com “Como Construir um Território”, às 10h00, por Jonas Banaparte, da Airplant, “Arranjos Florais em Cestaria”, por Ana Silva, da Flor Formosa, e “Arranjo Floral para um Jantar”, por Paulo Nunes, da U Shabby Chic.

O público mais pode usufruir de um conjunto de actividades diversas, como o atelier infantil “Arquivista por um Dia”, com a construção de flores em papel, no dia 27, das 10h00 às 13h00 e as 14h00 às 19h00, nas arcadas dos Paços do Concelho.

A Praça de Bocage recebe, nos dois dias da Festa da Flor 2017, para os mais jovens, actividades de pinturas faciais, modelagem de balões e jogos didácticos, enquanto na Casa da Cultura, igualmente a 26 e a 27, realiza-se um atelier infantil sobre flores, pela Artiset – Associação dos Artistas Plásticos de Setúbal.

Tó Romano diz que Setúbal dá exemplo

Na apresentação do programa realizada esta manhã no Pátio do Dimas da Casa da Cultura, Tó Romano, do movimento Eva Dream Florir Portugal, manifestou as mais-valias alcançadas com a dinamização deste tipo de iniciativas. “As flores são um vector de diferenciação para que o turismo se possa disseminar por todas as regiões do País e podem vir a marcar o futuro de Portugal. Setúbal, com a Festa da Flor, dá o exemplo.”

Destacou ainda as características únicas e de excelência da região de Setúbal. “Do rio Sado à Serra da Arrábida, do Forte de São Filipe ao Convento de Jesus. Tudo é lindo. E ainda é terra de bom peixe e de uma gastronomia singular.”

A apresentação da Festa da Flor 2017 incluiu ainda um momento de animação musical, com a artista setubalense Susana Martins a partilhar alguns temas evocativos ou relacionados com as flores.

Deixe uma resposta