Congresso Ibérico de Saúde Oral junta painel inédito de especialistas no Montijo

0
12
visualizações

Decorreu nas instalações da Escola Profissional do Montijo o I Congresso Ibérico de Saúde Oral Preventiva e Comunitária, organizado pela Clínica Médico Dentária Nossa Senhora da Atalaia, juntando pela primeira vez em Portugal um painel de oradores de renome científico na área da saúde oral.

- Pub -

Nomes sonantes de Portugal, Espanha e da Argentina participaram no evento, que decorreu nos dias 5 e 6 de Maio, registando-se ainda entre os congressistas, num total de 120, representantes de países como o Peru e a Itália.

Em discussão estiveram temas como a saúde oral na infância e na comunidade, a importância da prevenção, a promoção da saúde na escola, o sono, a saúde oral para professores e educadores. Além disso, foi levado a efeito um rastreio oral a 60 seniores dos projectos municipais, o qual avaliou o estado geral da saúde oral sénior no concelho.

A sessão de abertura teve como oradores Susana Falardo Ramos, médica dentista e organizadora do congresso, Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, Miguel Lopez Bermejo, professor da Universidade Complutense de Madrid, e António Ponces de Carvalho, presidente do Comité Português da Organização Mundial de Educação Pré-Escolar.

A importância de educar as crianças, desde a idade pré-escolar, para a saúde oral e a necessidade de desenvolver políticas públicas locais e nacionais que promovam a saúde das populações foram temas abordados por este painel.

No final, foi entregue ao presidente da Junta da União das Freguesias Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, a Carta de Princípios de Saúde Oral Preventiva e Comunitária.

A organização foi da iniciativa, além da Clínica Médico Dentária Nossa Senhora da Atalaia, foi também da responsabilidade conjunta das Associações Espanhola e Ibero Americana de Medicina e Saúde Escolar e Universitária, da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono e da Sociedade Espanhola da História da Odontologia.

- Pub -

Queremos saber a sua opinião.