Escolas da região já recolheram mais de nove toneladas de resíduos

0
20
visualizações

Produto recolhido, no âmbito da iniciativa Geração Depositrão, será convertido em donativo a atribuir à Operação Nariz Vermelho

Mais de nove toneladas foi o total de resíduos electrónicos e pilhas em fim de vida recolhidos pelas escolas do Distrito de Setúbal, no âmbito da participação na 9.ª edição da iniciativa Geração Depositrão. O produto da acção de recolha será traduzido num donativo a entregar à Operação Nariz Vermelho, que será atribuído no final do ano lectivo e utilizado nas visitas dos Doutores Palhaços a 14 hospitais pediátricos, distribuídos pelo País.

- Pub -

Em termos nacionais, as escolas já encaminharam para reciclagem mais de 254 toneladas de resíduos como máquinas de lavar, frigoríficos, televisões, equipamentos de informática, pequenos domésticos, lâmpadas economizadoras ou pilhas/baterias portáteis, entre outros.

“Com mais uma fase de recolhas prevista para o final do ano lectivo, o balanço nacional dos dois períodos anteriores é bastante positivo, já que reflecte um crescimento de 42 por cento”, indica a European Recycling Platform (ERP) Portugal, responsável pela implementação do projecto em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas.

As escolas e entidades Geração Depositrão, segundo a ERP Portugal, “firmam o seu compromisso com o ambiente e a sociedade, assegurando o tratamento das substâncias nocivas que compõem os resíduos e a obtenção de matérias-primas através da reciclagem, ao mesmo tempo que contribuem para o trabalho da Operação Nariz Vermelho”.

Actualmente, acrescenta a mesma entidade, “participam cerca de 900 escolas e entidades parceiras, o que corresponde ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e 44 mil professores na missão”.

- Pub -

Queremos saber a sua opinião.