Dança Robótica da região dá triunfo a Portugal na Áustria

Local Sociedade

A equipa de dança robótica “Masks” do Agrupamento de Escolas de Alcochete e do Sporting Clube de Alenquer representou Portugal da melhor forma possível na Áustria, conquistando o 1.º lugar no Festival de Robótica, na modalidade de OnStage Escalão Secundário. O certame RoboCup Junior Austrian Open 2017, que teve lugar em Weiz a 21 e 22 de Abril, permitiu à comitiva portuguesa voltar a brilhar ao mais alto nível.

A equipa de dança robótica concorreu com quatro robots em palco – andróide, bateria, marioneta e máscara africana – que interagem com os humanos (os alunos) numa coreografia repleta de dinamismo. Uma prestação que, de acordo com o responsável pelo Clube de Ciência e Tecnologia do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Carlos Gonçalves, “agradou muito ao público e ao júri que a classificou como profundamente tocante”. A coreografia centrou-se num tema que “faz uma referência às máscaras do mundo, nomeadamente às máscaras venezianas, africanas e mexicanas”, explicou.

“As músicas escolhidas para a dança foram ‘In the Hall of the Mountain King’ de Grieg e ‘Carmina Burana’ de Carl Orff e no final da apresentação o público foi ainda brindado com uma interpretação musical tocada ao vivo pelos alunos”, adiantou Carlos Gonçalves.

A equipa lusa é constituída pelos elementos do Clube de Ciência e Tecnologia de Alcochete Diogo Freitas, Miguel e João Fidalgo, João Maria e Pedro Rodrigues, Filipe Pepe, Frederico Madeira, Tiago Casimiro, Henrique Soares, Duarte Pereira, Diana e Rita Alexandre e Rodrigo Alves e o professor Carlos Gonçalves, acompanhados pelos encarregados de educação Vera e Miguel Fidalgo e ainda pelos alunos Mário Amaro e José Figueiredo e pela professora Carla Santos do Sporting Clube de Alenquer.

Deixe uma resposta