VMER registou mais de 2 300 saídas no primeiro ano de actividade

Local Regional B Últimas B

Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo cumpriu primeiro aniversário

Para assinalar o primeiro aniversário de actividade da equipa afecta à Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), realizou-se uma sessão comemorativa que contou com a presença de vários colaboradores da Instituição e entidades externas.

A abertura ficou a cargo do Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Pedro Lopes; do Presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Luís Meira; e da Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, Regina Janeiro.

Seguiram-se as intervenções da Coordenadora Nacional de Transplantação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Ana França, sobre a temática do “Programa de colheita em dador de coração parado”; do Coordenador da VMER do CHBM, António Gandra, com o tema “VMER do CHBM: 1 ano a 100%” e, por fim, da Directora do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do CHBM, Paula Pona, que referiu a actividade registada entre este serviço e a VMER.

A VMER do CHBM é a 44.ª viatura existente no país e a mais recente de todas. Iniciou a sua actividade às 00h00 do dia 11 de Abril e está integrada no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do CHBM. Com uma taxa de operacionalidade da equipa de 100%, ao longo do primeiro ano de actividade registou 2.357 saídas.

A maior parte dos accionamentos, cerca de 70%, esteve relacionada com situações de doença súbita. Seguem-se as situações de paragem cardio-respiratória; pedido de apoio diferenciado; quedas; e acidentes como principais motivos de intervenção da VMER.

De registar ainda os três partos realizados pela equipa da VMER neste primeiro ano de actividade.

Deixe uma resposta