Grândola comemora 25 de Abril com flores comestíveis

Local Últimas B

III Mostra Gastronómica arranca sábado e prolonga-se até 1 de Maio em 14 restaurantes do concelho. O símbolo da Revolução de Abril serviu de inspiração à iniciativa municipal

Vão ser 14 restaurantes do concelho de Grândola a acolher a iniciativa municipal que visa assinalar mais um aniversário da Revolução de Abril de 1974. Flores no prato servem de ementa ao evento que arranca já no próximo sábado e prolonga-se até 1 de Maio. “As Flores Comestíveis são o principal elemento da 3.ª edição da Mostra Gastronómica na área da cozinha criativa”, anuncia a Câmara Municipal, lembrando o lema subjacente à inciativa: “Em Abril Flores Mil.”

“Flor de alecrim, flor de jasmim, flor de borago, flor de sálvia, pétalas de rosa, amores–perfeitos e violetas aromatizam com um toque doce, agridoce ou levemente picante cerca de 40 pratos que apresentam sabores e fragrâncias coloridas”, revela a autarquia, explicando que esta mostra do município de Grândola “explora a coincidência do símbolo da Revolução do 25 de Abril ser uma flor – o cravo vermelho”.

Além disso, reforça a edilidade, as celebrações anuais da data da liberdade ocorrem “em plena Primavera”, sendo que, paralelamente, a iniciativa também vai ao encontro “das tendências da nova cozinha, que recorrem cada vez mais à inclusão de produtos novos, incluindo as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos”.

As propostas que serão servidas à mesa nos 14 restaurantes são variadas e incluem “espetada de frango com ananás, puré de batata e salada de flores”, “risoto de espargos de Melides com cogumelos shitake e flores”, “pizza tropical com pétalas de amor-perfeito” e “salada vegetariana com frutos secos, rosas e violetas”.

Nas bebidas as sugestões passam por “sangria de vinho branco ou de champanhe com flores e nas sobremesas destacam-se cheesecake salgado com mel e sálvia, semi-frio de amor-perfeito e flor de borrago ou crumble de maçã com molho aveludado de rosas”.

A iniciativa inclui ainda, no dia 22 de Abril no Mercado Municipal, a apresentação do livro “Em Abril, Flores Mil” e no dia 1 de Maio um passeio pedestre e workshop interactivo de identificação de plantas espontâneas comestíveis, plantas aromáticas e medicinais que nascem no Trilho da Rota de Serra.

2 comments

  1. ConCelho?? Já vi de cara que tem vários erros de ortografia na reportagem. Me chamem para ser redatora, que escrevo melhor que os jornalistas de vocês.

Deixe uma resposta