Bairro Forte da Bela Vista terá passeio pedonal e parque infantil e desportivo

APRESENTAÇÃO. Decorreu junto da escultura "O Despertar", instalada no Bairro Forte da Bela Vista
Sociedade B Últimas

Autarquia, junta de freguesia, moradores e mecenas vão construir o Passeio Pedonal O Despertar no decorrer de propostas lançadas no programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”

 

O Bairro Forte da Bela Vista vai ganhar um passeio pedonal, zonas de estadia e de recreio, espaços desportivos e um parque infantil, numa obra orçada em 23 mil euros, prevista para começar em breve.

O projecto de requalificação da barreira do Forte da Bela Vista foi apresentado como “estruturante” e resultante, “essencialmente, da acção desenvolvida pelos moradores”, nas palavras de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

“Com esta obra será reabilitada a zona da barreira do Forte da Bela Vista, o que permitirá oferecer a todos melhores e mais qualificados acessos a uma das mais belas vistas sobre o Sado, a Arrábida e Troia”, afirmou a presidente na apresentação pública do projecto “Passeio Pedonal O Despertar”, segunda-feira ao final da tarde, junto da escultura urbana “O Despertar”.

O projecto, elaborado por técnicos municipais, prevê a criação de um amplo passeio pedonal ao longo de cerca de trezentos metros lineares. A obra, a começar em breve a partir do sentido poente e em direcção a nascente, será realizada em cinco fases, “dada a necessidade de materiais e equipamentos” cedidos por vários mecenas contactados pelos moradores, explicou Maria das Dores Meira.

Além do passeio pedonal, será construída uma zona de miradouro com mobiliário urbano de estadia e lazer e ainda um parque infantil e uma área de ginásio ao ar livre com máquinas geriátricas. Segundo a arquitecta municipal Lúcia Arquinha, responsável pela execução do projecto paisagista, o objectivo é “permitir a ligação de todo o bairro” e criar uma nova zona que a comunidade local e toda a cidade possam utilizar.

A intervenção resulta de uma proposta de beneficiação para aquele espaço feita pela comunidade local no âmbito do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa municipal em curso desde 2012 que tem envolvido os moradores em acções de reabilitação social e paisagística na zona da Bela Vista.

Um trabalho que foi destacado por Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião: “É uma expressão material do Nosso Bairro, Nossa Cidade, um programa que fomenta a participação e organização popular. É um dia feliz porque estamos a ver os objectivos serem concretizados”, disse.

O projecto programado para a barreira do Bairro Forte da Bela Vista vai enquadrar a peça de escultura urbana “O Despertar”, da autoria de João Limpinho, uma das 16 obras de “O Museu está na Rua – Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista”.

A presidente da Câmara Municipal reforçou que o “Passeio Pedonal O Despertar”, associado à reabilitação física, ambiental, social e cultural em curso naquele bairro de Setúbal, contribuirá também para a “anulação de estigmas associados a estes bairros municipais”.

A apresentação do projecto incluiu apontamentos de dança por crianças do Forte da Bela Vista e a declamação de poesia por João Faleiro Paixão. No final, houve um momento de convívio gastronómico entre moradores e os membros do executivo municipal.

2 comments

  1. gostava de saber se o bairro da vila maria pertence á bela vista ou melhor a setúbal !…é que nem ao menos temos direito a um passeio pedonal para o parque da bela vista!..além de transportes públicos entre outras coisas!..

Deixe uma resposta