Palmela. Freguesias do concelho festejam em força os 43 anos de Abril

Local

Exposições, filmes, espectáculos, fanfarras, animação desportiva e convívios prometem animar a população entre os dias 20 e 25, em vários espaços

 

O concelho de Palmela prepara-se para assinalar em força a efeméride do 25 de Abril de 1974, com um vasto programa de actividades dinamizadas em todas as freguesias e com o movimento associativo já a partir de dia 20 e até ao dia 25. Exposições, filmes, espectáculos, fanfarras, animação desportiva e convívios prometem assim animar as populações.

O 43.º aniversário do 25 de Abril começa por ser assinalado na freguesia de Pinhal Novo com a exposição “O 25 de Abril na Imprensa”, patente no Auditório Municipal de Pinhal Novo a partir de 20 de Abril e até 31 de Maio. No dia 21, é projectado o filme “Outro País”, de Sérgio Tréfaut, às 21h30, também no auditório municipal.

A inauguração da instalação da viatura militar Chaimite V-200, na Rua Infante Dom Henrique, às 10h30, é um dos destaques da programação no dia 23, a que se seguirá o espectáculo “Rogério Charraz & os Irrevogáveis”, dia 24, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, às 22h.

No dia 25, o programa começa com uma alvorada e arruada com Círios e Banda Filarmónica da SFUA pelas ruas de Pinhal Novo, às 08h, e ganha ritmo com a maratona “Correr a Liberdade – 1974 metros”, que irá percorrer a partir das 09h30 a Quinta do Pinheiro entre as ruas José Saramago e Salgueiro Maia.

Às 10h, está prevista animação desportiva e infantil no Polidesportivo José Maria dos Santos, com aulas de ginástica para todos, uma aula de zumba e ateliers de animação e pintura para crianças. Enquanto isso, é pintado um mural alusivo ao 25 de Abril na Praça da Independência.

Mais tarde, às 10h30, espaço à BTTour da Liberdade pelas ruas da vila, em jeito de antecipação do concerto com a Banda Juvenil da SFUA que começa às 11h45. À hora de almoço, realiza-se um piquenique no Largo José Maria dos Santos, seguido da fanfarra dos Bombeiros na Avenida da Liberdade até ao jardim, onde às 15h30 haverá intervenções políticas e às 16h começa nova animação musical.

Em Palmela, as comemorações no 25 de Abril começam com uma sessão solene da Assembleia Municipal na Biblioteca Municipal, às 11h, e são retomadas à noite, com Pedro Mestre e Ausentes do Alentejo no Cine-Teatro São João, às 22h. No foyer da sala de espectáculos estará a exposição “Cravos de Abril”, de Sónia Domingos, com crochet contemporâneo, até ao dia 13 de Maio.

O programa de actividades estende-se ao Poceirão, Cabanas, Quinta do Anjo e Águas de Moura a partir do dia 22 de Abril. O evento “Canções em Liberdade”, com Conceição Silva, realiza-se no Centro Cultural do Poceirão dia 22 às 21h30 e no Grupo Popular e Recreativo Cabanense, dia 23, às 16h30.

Já o teatro infantil “A Revolução na Caixa de Costura”, pela Estórias com Asas, sobe à cena da Sociedade de Instrução Musical, em Quinta do Anjo, no dia 23 às 11h e repete no Sobreiro Monumental, em Águas de Moura, às 15h.

As iniciativas a propósito do 43.ºaniversário da Revolução de Abril são organizadas pela Câmara Municipal de Palmela em conjunto com as Juntas de Freguesia e o movimento associativo.

Deixe uma resposta