Nova escultura de golfinhos agrada aos setubalenses

GOLFINHOS. Escultura de grandes dimensões dá as boas-vindas a quem chega a Setúbal pela auto-estrada A12
Sociedade B Últimas

Setubalenses questionados pelo DIÁRIO DA REGIÃO deram opiniões positivas. Nas redes sociais, os golfinhos não geraram tanto consenso

 

Os setubalenses mostram-se na sua maioria agradados com a escultura de golfinhos instalada pela Câmara Municipal na rotunda do Alegro, no final da auto-estrada A12, em Setúbal, onde antes esteve montada uma decoração alusiva à Cidade Europeia do Desporto 2016.

A escultura, instalada no início desta semana, é da autoria de Carlos Andrade e “retrata o movimento de um grupo social de golfinhos”, em homenagem ao roaz-corvineiro, um ícone de Setúbal.

“Venho a esta zona da cidade duas vezes por mês e ainda não tinha visto a escultura. Acho que faz sentido serem golfinhos, por haver tantos na travessia para Tróia. Está bem feito, está bonito”, disse um dos munícipes no local ao DIÁRIO DA REGIÃO.

A opinião de quem por ali passa e observa os golfinhos em pedra com mais atenção parece ser unânime. “Acho bem, gosto, acho que é bem conseguido” e “a rotunda está a ficar bonita” foram outras das opiniões registadas.

Os pareceres positivos assumem maior expressão nos espaços de comentário da rede social Facebook, onde o DIÁRIO DA REGIÃO também deu a notícia, com várias pessoas a justificar a opção de escolha dos golfinhos numa cidade “com um rio lindo de cor azul” e “com uma baía integrada nas dez mais belas do mundo”.

“Com um grupo de golfinhos que em Portugal não existe em mais nenhuma praia, é lindo vê-los a decorar a nossa cidade. Parabéns pela magnifica decisão”, lê-se num dos comentários.

A obra, feita em blocos de mármore, tem 15 metros de largura, dois de profundidade e quatro de altura e até essas dimensões mereceram análise: “Para o tamanho da rotunda está bom”, disse outro transeunte ao nosso jornal.

Na rede social, apontam-se sugestões para fazer diferente. “Acho que ficava muito mais bonito as esculturas dos golfinhos a toda a volta da rotunda sem estarem inseridas num bloco de pedra que fica minúsculo numa rotunda tão grande, mas vamos esperar para ver o que sai”, escreveu um dos utilizadores.

A verdade é que dificilmente uma obra é capaz de agradar a todos. E as críticas não se fizeram esperar, a começar pelo facto de terem sido escolhidos golfinhos para ornamentar aquela entrada principal da cidade.

“Parece a entrada daqueles parques temáticos com orcas e golfinhos. Realmente redutor” e “Que enjoo de golfinhos. Em todo o lado golfinhos. Santa falta de imaginação” são algumas das críticas que se lêem no Facebook.

Por outro lado, há quem concorde com a alegada falta de originalidade, reconhecendo, contudo, que as “peças em si parecem bem executadas” e que a escultura deverá “seguramente” agradar a “quase todos”.

“Aconselho o pessoal a esperar pelo final da obra para depois louvar ou criticar”, escreveu outra pessoa, como que apelando à ponderação.

A Câmara Municipal de Setúbal avançará posteriormente com as obras de “beneficiação geral da rotunda, acção que inclui a execução de intervenções de embelezamento, entre os quais a criação de uma ampla zona de relvado na envolvência da escultura dedicada aos golfinhos do Sado”, segundo explicou em comunicado.

A escultura de golfinhos foi doada à cidade pela Fundação Buehler-Brockhaus ao abrigo da Lei do Mecenato, no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado com a Câmara Municipal de Setúbal”. A mesma fundação doou também a escultura “Zéfiro” que está implantada na rotunda do Monte Belo Norte e a peça “Sardinhas”, que está na rotunda das Fontainhas.

Fotos: Diário da Região

2 comments

  1. Esta bonito e representa bem a nossa cidade, sinceramente nao me importo de ver golfinhos espalhados pela cidade, mas antes de gastar fortunas em rotundas, como aconteceu tambem em Azeitao, Brejos de Azeitao, deviam de arranjar primeiro as vias publicas, as estradas com buracos, passeios por fazer etc como se ve em Brejos de Azeitao, em que as ruas estao uma vergonha, um morango enorme, um parque enorme onde so vai gente para passear os canitos, pois nem sombra tem para as criancas se quiserem brincar enfim tipico… muito bonito para quem so esta de passagem….. uma vergonha para quem la mora…

Deixe uma resposta