Barreiro: Mais de 700 alunos assumem compromisso de preservar a água

Local Últimas C

O Largo do Mercado Municipal 1º de Maio encheu-se de música, alegria e animação com a iniciativa “Guardiões da Água”.

Cerca de 700 alunos do pré-escolar do Concelho do Barreiro assumiram, com a Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos da Câmara Municipal do Barreiro, o seguinte compromisso: “Nós somos guardiões da água e não vamos deixar que outros façam mal ao nosso bem mais precioso que é a água”.

Sofia Martins deu as boas-vindas aos alunos e salientou a importância da água. “É um bem que vale ouro porque é essencial à vida”, referiu a autarca, ensinado aos alunos algumas dicas para poupar água.

Esta iniciativa, inserida nas comemorações dos 80 anos do abastecimento público de água no Barreiro realizou-se precisamente no dia em que, há 80 anos, no dia 7 de Abril de 1937, entrou em funcionamento este serviço, com origem em Coina.

Três anos depois, em 1940, o abastecimento de água chega a Palhais e ao Lavradio e, em 1945, a Santo António da Charneca. Em 1960 chega a Coina. Em 1985 atingem-se os 100% de cobertura da rede de abastecimento de água e até hoje não mais se deixaria de caminhar para atingir excelentes valores de garantia de qualidade.

“Guardiões da Água” é um projecto da Autarquia dirigido ao Pré–Escolar, que pretende sensibilizar as crianças para os deveres de cidadania que todos devemos ter com a Água, um recurso essencial à vida de todos.

Um técnico do Município fez, nas salas do pré-escolar, uma apresentação do tema de modo a que as crianças entendam a importância da água, como bem público e essencial para todos, que é preciso proteger. A cada criança foi oferecida uma t-shirt com o logótipo dos Guardiões da Água, sendo que todos a usaram no dia 7 de abril, na festa conjunta, no largo do Mercado 1º Maio, que contou com uma mega-aula de ginástica, insufláveis, animação pela Companhia XPTO, entre outras actividades.

Participaram na iniciativa alunos dos Jardins-de-Infância “O Comboio”, “Voz do Operário”, “Os Reguilas”, “Catica”, “CASP”, “Cantinho Alegre da Infância”, Bairro 25 de Abril, Telha Nova 1 e “O Início”.

Deixe uma resposta